Artes Visuais

Woods of Net: um playground de crochê

23/02/2015
Woods of Net: um playground de crochê

Um belo dia numa galeria de arte, algumas crianças começaram a escalar uma obra.Tratava-se de uma escultura têxtil 3D de Toshiko Horiuchi MacAdam. Tal fato foi suficiente para despertar na artista o interesse de fazer arte para crianças. A partir de então, olhar atentamente para o universo infantil, em particular para o brincar, instigou Toshiko a desenvolver trabalhos esculturais, onde crianças de todas as idades pudessem experimentá-los usando todos os seus sentidos.

E assim, surgiu Woods of Net Pavilion. Um parquinho tricotado inteiramente à mão pela artista Toshiko Horiuchi MacAdam. Exposição permanente no Hakone Open-Air Museum , no Japão, o Pavilhão Woods of Net foi projetado e construído com a colaboração da empresa de engenharia Tis & Parteners e é uma estrutura fantástica que convida o mundo a brincar.

won

Mas, Woods of Net Pavilion não é a primeira peça de Toshiko Horiuchi MacAdam para crianças. Em 1971, confeccionou sua primeira estrutura e a doou para um jardim de infância. A segunda obra foi para uma exposição no Kyoto National Museum of Modern Art. Em 1979, criou duas redes de crochê e um grande espaço para brincar num parque nacional em construção, no Okinawa Memorial National Park. Não muito depois, confeccionou Knitted Wonder Space para o Hakone Open-Air Museum. Em 1990, ela e seu marido, Charles MacAdam, criaram o Interplay Design & Manufacturing, Inc, empresa que desenvolve e promove ambientes têxteis em escala comercial. E, em 2009, instalaram o Knitted Wonder Space II, que aqui apresento a vocês como Woods of Net Pavilion, no Hakone Open-Air Museum.

won13

Para justificar a criação de seus parquinhos de crochê, em entrevista ao site Archdaily a artista afirma que “a maioria das crianças é embalada no ventre por 9 meses. Após o nascimento, muitas culturas colocam o recém-nascido em uma espécie de berço quando ele não está nos braços de sua mãe. O berço imita o movimento do balanço, flutuando dentro do útero. Os bebês são acalmados e dormem em paz. As formas de crochê que eu faço se assemelham ao útero da mãe. A superfície macia e elástica é familiar para a criança. A membrana é sensível ao menor movimento da criança, capturando sua energia e transmitindo-a de volta para ele. O movimento ondulatório da rede a conecta com outras crianças e eles começam a brincar juntos. Suas mentes criativas começam a se mover e encontrar novas maneiras de brincar. Elas respondem uma à outra. Às vezes, é difícil atrair as crianças para fora da rede; eles podem, às vezes, ficar perdidas nele por 3-4 horas.Todas as crianças podem jogar juntas. Elas não têm que ser atléticas, mas ainda podem usar seus corpos para se divertir – rindo, gargalhando e gritando.”

Influenciada pela arte européia, especificamente pelas obras de Gaudí, e pela arquitetura do Oriente Médio, a artista diz que a criação desses grandes espaços têxteis, interativos e de cores vibrantes, nos permite contemplar a incrível intersecção entre arte e ciência.

won 17

won14

Confesso que lendo e pesquisando sobre a artista, sua obra, e especificamente sobre suas lindas e enormes estruturas-rede ou playgrounds, além do encantamento, me veio a mente algumas imagens de parquinhos e espaços de brincar em nosso país. Enfim, apenas reflexões. Na verdade o que eu queria mesmo era brincar com meus filhos num parquinho desses de crochê aqui no Brasil. E vocês?

 

 


Compartilhe esta página

Menu

Ao continuar navegando, você concorda com a utilização de cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Licença e Direitos.