Artes Visuais

"Histórias da Infância": criança dentro e fora das obras

28/04/2016
"Histórias da Infância": criança dentro e fora das obras

A exposição Histórias da Infância em cartaz até 31/07 no MASP, surpreende espectadores de todas as idades ao posicionar as obras, que costumam ser penduradas a 1,50 m do chão, a 1,20 m e 1,30m. Ou seja, na altura do olhar dos pequenos, permitindo uma maior aproximação corporal da criança com as produções artísticas expostas de forma a integrá-los nas “histórias”.

Além disto, desenhos feitos por crianças nos anos 1970, 2000 e em 2016, estão expostos em pé de igualdade com obras de artistas consagrados, como Van Gogh, Renoir e Portinari. Se você ainda não tem conhecimento sobre esta exposição, Histórias da Infância reúne mais de 200 trabalhos de países, períodos e escolas artísticas diversas, com o intuito de trazer ao público as diferentes representações da infância ao longo da história. Obras do acervo do MASP, de outros museus como Pinacoteca e Museu Afro-Brasil, de coleções particulares, juntamente com os desenhos das crianças, encontram-se expostos de forma não cronológica em sete núcleos temáticos.

Agora, olha só que bacana: reafirmando seu mote, um projeto que vê a criança como um ativo participante e não um passivo espectador, o museu, em colaboração com duas escolas de São Paulo, desenvolveu um audioguia da exposição , o qual apresenta as impressões, descrições e dúvidas de estudantes de 8 a 10 anos sobre a exposição. Simplesmente sensacional!

O projeto foi desenvolvido por Eliana Baroni e Lucas Oliveira do MASP, com Christophe Buffet (@estudiozut), em parceria com as professoras Elo Guazzelli (Colégio São Domingos), Ana Elisa Siqueira (EMEF Desembargador Amorim Lima).

Para escutar as “histórias” da criançada sobre algumas obras presentes na exposição é só clicar no box abaixo.

imagem: Tiago Queiroz/ Estadão


Compartilhe esta página

Muralzinho no Face

‼️DISTRIBUIÇÃO GRATUITA de mudas de PAU-BRASIL‼️Oooopa! Cola aqui 👇Na semana do aniversário do Descobrimento do Brasil (22 de abril de 1.500), a Prefeitura de Curitiba fará distribuição gratuita de uma espécie inédita: o pau-brasil. 📍 As distribuições serão feitas na manhã desta terça-feira (23/04), em todas as regionais de Curitiba. Regional Bairro NovoRegional CICRegional Boa VistaRegional BoqueirãoRegional CajuruRegional MatrizRegional PinheirinhoRegional PortãoRegional Santa FelicidadeRegional TatuquaraSerão doadas 5 mil espécies e metade será de pau-brasil. Cada Rua da Cidadania vai disponibilizar 500 mudas à população (250 de pau-brasil).Além do pau-brasil, os interessados poderão coletar espécies nativas, como sibipiruna e ipês de cores variadas, e frutíferas, como pitanga e jabuticaba, cultivadas no Horto Municipal da Barreirinha.Tem os endereços das Regionais e quer saber o horário certinho para retirar a sua mudinha? Pede no direct/mensagem privada que envio! 🪴💛 ... Ver maisVer menos
Siga nossa página

Sua marca no Muralzinho

Anuncie aqui

Menu

Ao continuar navegando, você concorda com a utilização de cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Licença e Direitos.