Olha que história inspiradora!
Depois de quase 30 anos sem publicar obras destinadas ao público infantil, a cantora Rita Lee lançou o livro “Amiga Ursa – Uma História Triste, mas com Final Feliz” que conta a trajetória de Marsha, considerada a ursa mais triste do mundo.
Nascida na Rússia, a ursa parda siberiana chegou ao Brasil há 32 anos para ser exibida em circos pelo Nordeste, onde foi vítima de maus-tratos. Depois, foi enviada para um zoológico no Piauí, um lugar inapropriado para um animal que deve morar em locais com temperaturas negativas. No local, ela vivia triste e marcava metade de seu peso normal. Em setembro de 2018, a Confederação Brasileira de Proteção aos Animais se responsabilizou pelo pedido de resgate e transferência da fêmea e o Instituto Luisa Mell assumiu a construção de um novo recinto no santuário Rancho dos Gnomos, em Joanópolis, no interior de São Paulo. Quando chegou, a ursa foi rebatizada de Rowena, palavra que significa “luz”.
Foi lá que Rita Lee esteve no início deste mês para conhecer e dar biscoitos molhados com mel à personagem principal de seu livro: Rowena. Com ilustrações de Guilherme Francini e publicado pela Editora Globinho, de maneira leve e divertida, o livro aborda temas como geografia, biologia, a importância da preservação do meio ambiente – e, é claro, o respeito aos animais! Além disso, o livro, tem espaços para as crianças escreverem e desenharem, interagindo com a história. A obra ainda traz uma homenagem à Brigitte Bardot, ativista dos direitos animais desde 1962, e Luisa Mell. Na história, elas são Papisa Bibi e Lulu. Além disso, a própria Rita é representada na obra como vovó Ritinha.
A cantora ficou tão sensibilizada com a história que se inspirou a escrever novamente para o público infantil. Nos anos 1980, ela publicou 4 livrinhos sobre o ratinho Alex, um personagem ambientalista que luta em defesa do meio ambiente que serão reeditados, no segundo semestre, pela Globo.
Estamos ansiosos para ler “Amiga Ursa – Uma História Triste, mas com Final Feliz”. A noite de autógrafos está prevista para acontecer na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo, no dia 22 de julho. Para adquirir seu exemplar acesse aqui.
Imagens: Folha de São Paulo