Literatura

Hospital Pequeno Príncipe recebe intervenções interativas em seu jardim e arredores

05/09/2023
Hospital Pequeno Príncipe recebe intervenções interativas em seu jardim e arredores

Intervenções interativas e delicadas buscam criar canais de diálogo entre pacientes, familiares e colaboradores que circulam pelo Hospital Pequeno Príncipe. É a série “Pipocas de Histórias” que está comemorando a sua sétima edição com apresentações das performances teatrais do projeto “Pipocas no Jardim dos Sonhos”. 

A partir de um processo que instaura a escuta, o projeto proporciona um encontro lúdico e afetivo entre crianças, pais e profissionais que diariamente passam pela instituição com personagens extraordinários, inspirados em tradições populares de diversos países.

Estes encontros acontecem, sobretudo, no Jardim dos Sonhos, espaço localizado em frente ao prédio histórico do Hospital, onde pode-se encontrar esculturas lúdicas criadas pelos artistas Elizabeth Titton, Alfi Vivern, Elvo Benito Damo e Cláudio Alvarez. Serão, ao todo, 72 performances teatrais abertas à comunidade.

Quem passar pelo Hospital Pequeno Príncipe até dezembro deste ano, poderá ter contato com cenários contrastantes e humanos.

Neste jardim de encontros, muito além do tempo, passeiam personagens cativantes, capazes de desafiar o olhar e a curiosidade dos visitantes, como: uma simpática senhora que coleciona sombrinhas e histórias perdidas no atropelo do dia a dia; um atencioso rei habilidoso em ouvir e entender a linguagem de pássaros, borboletas e crianças; um incrível malabarista de bugigangas, mestre em despertar sorrisos escondidos; um viajante que, com sua viva imaginação, é capaz de dar a volta ao mundo sem sair do lugar; dois músicos ambulantes dedicados a inventar ventos musicais e a descobrir sons nunca ouvidos e uma velhinha conhecedora dos segredos das ervas e das flores, sempre disposta a compartilhar seus preciosos aromas.

Essas figuras surpreendentes, inesperadas e provocadoras, têm em comum o dom de despertar o imaginário de pequenos e grandes seres humanos e de multiplicar as dimensões desse jardim de sonhos, delícias e encantos.

“Pipocas no Jardim dos Sonhos” é surpresa, encantamento, lampejo de esperança. Desde 2014, pipocas-histórias se revelam pelos corredores, jardins, ambulatórios e quartos do maior e mais completo hospital exclusivamente pediátrico do Brasil, o Pequeno Príncipe, em Curitiba. São performances-mágicas, que sensibilizam pela presença e troca.

O projeto também publicou um livro com a história tema das personagens da performance: “Uma História Sem Fim para o Rei Joaquim” com autoria de Luís Teixeira e Adriane Havro e ilustrações de Evandro Marenda. Na versão livro, “Pipocas no Jardim dos Sonhos” encontra uma forma de manter acesa a magia, mesmo depois do fim do encontro com os personagens mágicos. A distribuição da publicação é gratuita e dirigida aos pequenos pacientes do Hospital Pequeno Príncipe e seus familiares.

Pipocas no Jardim dos Sonhos foi viabilizado pela Lei Rouanet, tem como instituição beneficiada o Hospital Pequeno Príncipe e conta com patrocínio de Camagril, Nórdica, Frameport, Vaccinar, Adami, Grupo Philus, Megamix, M.A. Máquinas, Plast & Pack, Metisa, Dissul, Reivax, Nipponflex, Metalkraft e Boulos.

 

fonte: Fernando de Proença

imagens: Lucas Amorim


Compartilhe esta página

Muralzinho no Face

‼️DISTRIBUIÇÃO GRATUITA de mudas de PAU-BRASIL‼️Oooopa! Cola aqui 👇Na semana do aniversário do Descobrimento do Brasil (22 de abril de 1.500), a Prefeitura de Curitiba fará distribuição gratuita de uma espécie inédita: o pau-brasil. 📍 As distribuições serão feitas na manhã desta terça-feira (23/04), em todas as regionais de Curitiba. Regional Bairro NovoRegional CICRegional Boa VistaRegional BoqueirãoRegional CajuruRegional MatrizRegional PinheirinhoRegional PortãoRegional Santa FelicidadeRegional TatuquaraSerão doadas 5 mil espécies e metade será de pau-brasil. Cada Rua da Cidadania vai disponibilizar 500 mudas à população (250 de pau-brasil).Além do pau-brasil, os interessados poderão coletar espécies nativas, como sibipiruna e ipês de cores variadas, e frutíferas, como pitanga e jabuticaba, cultivadas no Horto Municipal da Barreirinha.Tem os endereços das Regionais e quer saber o horário certinho para retirar a sua mudinha? Pede no direct/mensagem privada que envio! 🪴💛 ... Ver maisVer menos
Siga nossa página

Sua marca no Muralzinho

Anuncie aqui

Menu

Ao continuar navegando, você concorda com a utilização de cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Licença e Direitos.