O Museu Municipal de Arte (Muma) inaugurou na quarta-feira (5), a exposição “Mobilidade Criativa”, do artista e mestre em Direitos Autorais Luiz Gustavo Vidal, também diretor do Museu Casa Alfredo Andersen.
A mostra é gratuita e apresenta uma retrospectiva de sua pesquisa sobre a relação entre homem, tempo e uso de tecnologias, iniciada em 2010, com obras que vão de desenhos à mão livre e criações em grande formato até experiências em Realidade Aumentada. Na ocasião, será lançado o livro homônimo.
Com traços vibrantes e o uso de diferentes superfícies, Vidal transforma desenho, pintura, gravura e arte digital em composições intensas, nas quais o dinamismo assume novas dimensões. Nesta exposição, suas criações extrapolam os limites físicos e se expandem para o universo virtual, proporcionando uma experiência artística imersiva e inovadora.
Reconhecido pelo mural de azulejos cerâmicos na trincheira da Rua Treze de Maio, Vidal possui uma trajetória marcante, com mais de 80 exposições e obras em importantes acervos nacionais e internacionais. Em 2024, foi um dos artistas brasileiros convidados a representar o país na Casa Brasil-França durante as Olimpíadas de Paris.
Além das obras principais da exposição, o público poderá conferir três criações tridimensionais do artista: as esculturas Boicicleta I e II (2023), feitas em bronze especialmente para a mostra, e suas versões em fine art. A curadoria é assinada por Marcelo Conrado, artista visual e coordenador do curso de Direito da UFPR.
fonte: AEN
A programação e as informações descritas neste post estão sujeitas a alterações sem aviso prévio por parte da organização dos espaços.