Exposições Gratuito

Galeria ao ar livre: obras de Alfredo Andersen estão na praça que leva o nome do pintor

DE 01/02/2025 A 28/02/2025
Galeria ao ar livre: obras de Alfredo Andersen estão na praça que leva o nome do pintor

O Museu Casa Alfredo Andersen inaugurou no dia 30 de setembro, a Galeria da Praça, um espaço a céu aberto que expõe reproduções de 17 obras do pintor Alfredo Andersen, considerado o pai da pintura paranaense. O projeto, que busca aproximar a arte do cotidiano da cidade, está localizado na Praça Alfredo Andersen, entre as ruas Capitão Souza Franco e Augusto Stellfeld, em frente ao Hospital Evangélico Mackenzie, em Curitiba.

As obras selecionadas, incluindo Vista do Alto da Glória e Vila Velha, retratam o antigo cotidiano do Paraná sob o olhar de Andersen, cuja trajetória artística deixou um grande legado na representação da paisagem local e na formação de novos artistas no Estado. O pintor norueguês, que chegou ao Brasil em 1892, encontrou no Paraná o cenário ideal para desenvolver sua arte, influenciando gerações e contribuindo para a consolidação da pintura paranaense.

“Projetos como este tornam a arte mais acessível, integrando o espaço urbano à nossa história da arte. Ao trazer essas imagens para a praça que leva seu nome, o Museu amplia a presença de Andersen na vida da cidade”, disse Luciana Casagrande Pereira, secretária de Estado da Cultura.

“As reproduções das obras, que dialogam tanto com o entorno natural quanto com o urbano, enriquecem este espaço que pertence a todos e todas. A exposição expande as fronteiras do museu, aproximando a população da cultura. É um espaço lindo, que ganha ainda mais vida com esses trabalhos tão importantes para o Paraná”, acrescentou.

Para o diretor do Museu Casa, Luiz Gustavo Vardânega Vidal Pinto, o projeto é uma maneira de conectar a comunidade com a história da arte paranaense. “A Galeria transforma o espaço público em um museu a céu aberto, permitindo que as pessoas, no seu cotidiano, possam ter acesso a obras que normalmente veriam dentro do museu. Isso gera uma relação mais espontânea e significativa com a cultura”, disse.

Wilson Ballão Andersen, bisneto do artista e diretor da Sociedade de Amigos de Alfredo Andersen, compartilhou a emoção de ver as obras de seu bisavô expostas em um local de grande movimentação, especialmente próximo ao Hospital. “Essas obras têm o potencial de trazer um alento aos acompanhantes dos enfermos do hospital, que podem encontrar um pouco de paz e beleza ao caminhar pela praça. Para mim, é ainda mais emocionante ver a obra que retrata minha mãe entre as escolhidas. Isso mantém viva a memória de nossa família e a conexão com a arte de Alfredo Andersen”, afirmou.

 

fonte: AEN

A programação e as informações descritas neste post estão sujeitas a alterações sem aviso prévio por parte da organização do espaço.

Quando

mostra de longa duração

Onde

Praça Alfredo Andersen (em frente ao Hospital Evangélico Mackenzie Curitiba)

Entre as ruas Capitão Souza Franco e Augusto Stellfeld. Bigorrilho. Curitiba-PR

Quanto

gratuito


Compartilhe esta página

Muralzinho no Insta

Siga nosso perfil

Muralzinho no Face

Esta mensagem é visível apenas para administradores.
Problema ao exibir posts do Facebook. Cache de backup em uso.
Clique para mostrar o erro
Erro: (#200) Provide valid app ID Tipo: OAuthException
Siga nossa página

Sua marca no Muralzinho

Anuncie aqui

Menu

Ao continuar navegando, você concorda com a utilização de cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Licença e Direitos.