Teatro

O pensar e o sentir: o que norteia a curadoria da Espetacular – Mostra Internacional de Artes para Crianças

08/11/2018
O pensar e o sentir: o que norteia a curadoria da Espetacular – Mostra Internacional de Artes para Crianças

Pensar na infância como fator de singeleza.
Pensar a arte como torrente que ilumina o sentir.
Sentir a cidade e seus espaços na sua potência criativa e acolhedora.
Saber da necessidade do encontro e da troca.
Sonhar com tempos mais leves.
Conquistar experiências duradouras!

Mostra Espetacular. Um evento que vem se consolidando em Curitiba sintonizado com diferentes iniciativas espalhadas pelo nosso país e pelo mundo. Encontro de gente dedicada a criar, refletir e unir esforços para valorização e aperfeiçoamento deste fazer tão nobre: a Arte para crianças.

Pensar na criança é pensar em alguém profundamente enraizado num tempo e num espaço, alguém que interage misteriosamente com tudo que permeia a vida e seus mágicos movimentos. Vida que segue os passos de um gigante chamado Porvir.

O que trazer para as crianças e seus acompanhantes nesta Mostra Espetacular? Responder significou rever conceitos e lapidar desejos. Este ano a Mostra continuará passeando pela cidade. Brincando de esconde- esconde! Estimulando as descobertas. Uma história puxa a outra! Quem quiser conte outra vez! Encontros feitos para mirar no espelho mágico do teatro e da dança; para sentir as ondas sonoras das vozes que se equilibram na corda bamba; para tocar na pele macia da emoção fresquinha dos vocacionados brincantes; para aspirar aos ares da imaginação festiva que faz os olhos borbulharem de alegria.

Nossa vontade é sim agradar as crianças deste hoje. Um hoje tão complexo, onde elas, que sempre predispostas ao jogo do entretenimento e à sede de saber, nos convidam a uma seleta programação. Com isso, estamos igualmente colocando pais, educadores e, sobretudo os artistas envolvidos num cenário onde é possível saber o que nos interessa e o que nos alivia ao vê-las contemplar ou interagir com o mundo fantasioso proposto em cada espetáculo ou vivência.

Quando fazemos escolhas, buscamos que elas nos apontem caminhos de transformações, descobertas técnicas, aprimoramento das estéticas e de visão de mundo. Queremos, sim, que o novo e o inusitado nos capturem e nos façam mais responsáveis. Que o que se veja no palco ou em espaços alternativos nos permita identificar os cuidados e todo o zelo e dedicação dos artistas que produzem para crianças. Estamos contando nesta Mostra com gente que se dedica a este fazer, trazendo em suas propostas a presença das dinâmicas: arte-educação/ socialização/ subjetividade/ transformação e reflexão.

É preciso olhar para a criança de hoje, do mundo polarizado, da comunicação acelerada e do excesso de informação, fatores esses preponderantes da sua realidade, e a convocar, pela via do sensível, a refletir sobre os paradigmas de seu tempo, através de uma linguagem que lhe seja acessível e possibilite sua emancipação como espectadora autônoma, crítica e reflexiva.

As atrações todas revelam que o lúdico e o poético têm um lugar especial na vida da criança. A valorização da cultura local ou regional sempre traçando contornos universais; a presença das soluções artesanais e do uso das novas tecnologias; valorizando a tradição e o novo e, mais que tudo, aquilo que é perene: o poder de encantamento e da fruição da beleza.

Muitas vezes enquanto discutíamos a programação, adentramos no mundo da física quântica, sempre acreditando que momentos de encontros sensíveis, onde a arte se faz presente, são momentos que fazem bem a todo o planeta. São “sessões de acupuntura” na terra e que repercutem na vida de todos os seres.

A Mostra abre espaço para sentarmos e falarmos das nossas escolhas, de nossa missão, do privilégio de entendermos o “olhar estrangeiro”, de sabermos por que cantamos em roda e, muito especialmente, de nos exercitarmos no entendimento da linguagem do afeto. Quem cria para crianças é um educador (a), tendo aqui a educação como tudo o que permeia a vida e os relacionamentos. Um ato de amor!

Convidamos a todos a se inspirarem na leveza e no anelo de um futuro mais sensível e mais suave, a dizer conosco sim à Mostra Espetacular e aplaudir estes artistas tão especiais que aqui honramos e agradecemos.

Texto por Fátima Ortiz, Michele Menezes e Luciana Varaschin. 

Para saber mais sobre a programação da 3ª edição da Mostra Espetacular, acesse aqui.


Compartilhe esta página

Muralzinho no Face

Até 19.05 você pode participar da 22ª SEMANA NACIONAL DOS MUSEUS 🏛️Iniciativa que em 2024 tem como tema central “Museus, Educação e Pesquisa”, destacando a importância desses espaços como centros de conhecimento e pesquisa.Em diversos espaços culturais da cidade estão programadas ações, incluindo palestras, debates e exposições em vários museus. 👉 As atividades são gratuitas, com algumas requerendo inscrição prévia.Confira alguns locais abaixo👇e para saber mais sobre o que vai rolar em cada lugar, visite o site do Muralzinho de Ideias. Link na BIO, selecione PROGRAME-SE! 📍Caixa Cultural Curitiba📍Museu da Vida📍Museu Egípcio e Rosacruz Tutankha 📍Museu Municipal de Arte de Curitiba
📍Museu Oscar Niemeyer
📍Museu Paranaense📍Espaço Energia Museu Copel
📍MAI - Museu de Arte Indígena
📍Memorial Paranista📍Museu Alfredo Andersen
📍Museu da Fotografia Cidade de Curitiba
📍Museu da Gravura Cidade de Curitiba
📍Museu da Imagem e do Som do Paraná
📍Museu de Arqueologia e Etnologia - MAE UFPR📍Museu do Expedicionário
📍Museu Ucraniano de Curitiba📍Memorial de Curitiba📍Museu de Arte Sacra de Curitiba#22SemanaNacionalDosMuseus #museu #semanadosmuseu #cultura #arte #exposição #22semanadosmuseus ... Ver maisVer menos
Siga nossa página

Sua marca no Muralzinho

Anuncie aqui

Menu

Ao continuar navegando, você concorda com a utilização de cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Licença e Direitos.