Setembro é marcado por datas comemorativas que remetem à conservação do meio ambiente. Dia da Amazônia (05), Dia Mundial da Limpeza da Água (19) e Dia da Árvore (21) são apenas algumas das datas lembradas. O Programa Guritiba, projeto socioeducativo que promove a inclusão de crianças da periferia em ações artísticas, aproveita a ocasião para unir arte, educação, inclusão social e sustentabilidade. Ao longo de todo mês, a programação cultural vai dar ênfase à educação ambiental e estimular boas práticas entre os pequenos. Além disso, o projeto vai formar educadores com técnicas que usam a música e a arte como estratégia de conscientização ambiental.
O espetáculo teatral “Na lona com gengibre, pimenta e linguiça”, da Cia Sonora de Teatro, que vai aos palcos de uma escola em Almirante Tamandaré, é produzido principalmente com materiais recicláveis. Tanto os bonecos de animação quanto a cenografia são resultado de aproveitamento de materiais e devem ser pretexto para abordar o tema da sustentabilidade com mais de 300 alunos da região.
Já a oficina para educadores em Campina Grande do Sul será norteada pela missão de ensinar professores a construírem instrumentos musicais a partir de resíduos. “Vamos unir arte e educação ambiental, apoiando o trabalho pedagógico na sensibilização musical com materiais que despertam atenção para os recursos naturais do planeta”, comenta Carol Scabora, produtora do Programa Guritiba. “Além de despertar novas habilidades nos alunos, buscamos valorizar e promover o papel do profissional de educação, valorizando o professor da educação básica”. Durante a formação serão apresentadas manifestações da cultura popular brasileira, enfatizando a dança, poesia, brincadeiras, ritmo e história.
Cerca de 80 alunos da rede pública do subdistrito de Três Córregos, em Campo Largo, também terão a experiência de visitar o Museu da Ciência, em Pinhais. “Nossa atuação na zona rural tem possibilitado que a população dessas regiões acessem a outros conteúdos culturais”. A atividade será realizada em parceria com o projeto Agenda 21 do Cerne, da Associação Miríade, que promove a educação ambiental e o desenvolvimento de jovens do campo. Na programação também estão contações de histórias em escolas da periferia de Curitiba, Almirante Tamandaré e Campo Magro.
Além das atividades com enfoque na natureza, a ação Cultura em Família prevê a realização de uma experiência artístico cultural para toda a família, disponibilizando transporte até o local da apresentação, ingressos e alimentação após o espetáculo, possibilitando que a experiência familiar seja reforçada por meio das vivências culturais. A ação para famílias já foi realizada mais de 50 vezes, atendendo 600 pessoas. Nos primeiros cinco meses de 2019, o Programa já foi realizado 16 vezes e atendeu 85 pessoas.
As instituições interessadas em receber atividades sócio-educativas do programa podem entrar em contato através do e-mail programaguritiba@parnaxx.com.br ou na página do Facebook.
Com recursos da Lei de Incentivo à Cultura, o Programa funciona de forma independente durante oito meses por ano com atividades semanais em escolas, ONGs, orfanatos e asilos de áreas socialmente vulneráveis de Curitiba e Região Metropolitana.
Merecidamente, no início deste mês, a Parnaxx, empresa que atua na concepção e realização de projetos culturais, inclusive o Programa Guritiba, foi uma das cinco finalistas do prêmio “Sesi ODS“, na Categoria Pequena Empresa, e recebeu a menção honrosa pelo Programa Guritiba. A premiação reconhece iniciativas públicas e privadas que tenham o engajamento para a implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e as 169 metas sustentáveis definidas em 2015 na cúpula da Organização das Nações Unidas (ONU). O reconhecimento proposto pelo SESI fortalece e propõe uma nova forma de se pensar em sustentabilidade através de metas que modificam as ações e refletem na sociedade para a construção de um mundo melhor.
fonte: DePropósito Comunicação de Causas