Literatura

Feijão, o inimigo número 1

17/11/2014
Feijão, o inimigo número 1

Eu nunca entendi o porquê que de uma hora para outra o meu filho mais velho, que sempre se alimentou muito bem, passou a abominar alguns alimentos. E não é que o meu mais novo também já começou a invocar com alguns ingredientes também? O que será que acontece com eles?

Pra auxiliar nesse impasse, que acredito não ser privilégio só meu, sugiro, dentre as diversas literaturas para pais sobre alimentação infantil, a leitura de Socorro! Meu filho come mal. O livro pretende ser um guia prático de alimentação saudável para famílias. Para famílias? Sim, para famílias, pois segundo as autoras Gabriela Kapim, nutricionista e Ana Abreu, psicóloga, de nada adianta instituirmos hábitos alimentares mais saudáveis a nossos filhos se não alterarmos os nossos.

Recheado de dicas, sugestões de atividades práticas, receitas saudáveis e nutritivas e histórias muito criativas, a obra discorre de maneira divertidíssima sobre mistérios alimentares infantis a serem desvendados. Um exemplo é a rejeição ou até mesmo horror aos desconhecidos alimentos verdes. As minhas histórias favoritas são: Feijão, o inimigo n°1 e Verdinho, o terrível. O livro, que é inspirado na série homônima apresentada às terças feiras, às 21h30, pelo canal GNT, revela que, com muita dedicação e orientação nutricional, não existem segredos para fazer com que nossos filhos se alimentem de forma saudável e sem traumas.

socorro-thumb-620

 

Olha que bacana essa receita de Quibe de Abóbora:

INGREDIENTES:

2 xícaras de trigo para quibe

1 xícara de chá de abóbora picada

1 cebola picada

150 gramas de ricota

1 ovo inteiro

Pimenta síria a gosto

Sal a gosto

2 colheres de sopa de hortelã picada

Raspas de laranja

MODO DE PREPARO:

1 Coloque o trigo em um recipiente e deixe de molho por 30 minutos. Escorra e esprema.

2 Aqueça uma frigideira. Coloque 1 colher de sopa de azeite e refogue a cebola. Abaixe o fogo e deixe-a cozinhar por 15 minutos.

3 Numa outra panela, cozinhe a abóbora com água e sal, escorra e junte a cebola refogada.

4 Esfarele a ricota e misture com o restante dos ingredientes, formando uma massa.

5 Unte uma forma refratária com gotas de azeite. Cubra o fundo da forma com a massa do quibe ou faça bolinhas. Leve ao forno e deixe assar por 30 minutos.

DICA: Pode ser servido frio ou quente. Use gomos de limão para acompanhar.

fonte: KAPIM, G.; ABREU, A. Soccorro! Meu filho come mal. Rio de Janeiro: Leya, 2014. p. 67.

 

Socorro! meu filho come mal

Autores: Gabriela Kapim e Ana Abreu

Editora: Leya

Ano de edição: 2014


Compartilhe esta página

Muralzinho no Face

‼️DISTRIBUIÇÃO GRATUITA de mudas de PAU-BRASIL‼️Oooopa! Cola aqui 👇Na semana do aniversário do Descobrimento do Brasil (22 de abril de 1.500), a Prefeitura de Curitiba fará distribuição gratuita de uma espécie inédita: o pau-brasil. 📍 As distribuições serão feitas na manhã desta terça-feira (23/04), em todas as regionais de Curitiba. Regional Bairro NovoRegional CICRegional Boa VistaRegional BoqueirãoRegional CajuruRegional MatrizRegional PinheirinhoRegional PortãoRegional Santa FelicidadeRegional TatuquaraSerão doadas 5 mil espécies e metade será de pau-brasil. Cada Rua da Cidadania vai disponibilizar 500 mudas à população (250 de pau-brasil).Além do pau-brasil, os interessados poderão coletar espécies nativas, como sibipiruna e ipês de cores variadas, e frutíferas, como pitanga e jabuticaba, cultivadas no Horto Municipal da Barreirinha.Tem os endereços das Regionais e quer saber o horário certinho para retirar a sua mudinha? Pede no direct/mensagem privada que envio! 🪴💛 ... Ver maisVer menos
Siga nossa página

Sua marca no Muralzinho

Anuncie aqui

Menu

Ao continuar navegando, você concorda com a utilização de cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Licença e Direitos.