Literatura

7 obras de Mário Sergio Cortella para o público infantil

18/10/2023
7 obras de Mário Sergio Cortella para o público infantil

A literatura desempenha um papel vital no crescimento e no desenvolvimento das crianças. Ela molda a imaginação, ensina lições valiosas e prepara para um futuro de sucesso, auxiliando na compreensão do mundo. É uma ferramenta poderosa para enriquecer a vida das crianças e cultivar a paixão pela aprendizagem.

Um dos grandes nomes da literatura nacional é o paranaense Mario Sergio Cortella. Filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro, Cortella já publicou 25 obras e foi vencedor do Prêmio iBest nos anos de 2020 e 2022.

Mas você sabia que o escritor também produz obras para o público infantil? Listamos abaixo alguns dos livros escritos pelo filósofo que você pode ler para e com os pequenos:

 

O que é a pergunta?
Editora: Cortez
Classificação indicativa: 12 anos

O que você faria para carimbar seu passaporte para o Mundo das Indagações? Pois nessas e em outras viagens do pensamento é que o leitor embarca para conhecer mais sobre a Filosofia e sobre a inesgotável arte de perguntar. Encantado pela própria curiosidade, com a ajuda do amigo filósofo, o “menino” conduz os leitores pelas trilhas do pensamento de grandes filósofos e, ao mesmo tempo, os instiga a construir as próprias respostas, trilhando o caminho do conhecimento com leveza e alegria! O que é a pergunta? É uma deliciosa leitura para os pré-adolescentes que revivem a típica ansiedade infantil por perguntar.

 

Vamos pensar um pouco? Lições ilustradas com a Turma da Mônica
Editora: Cortez
Classificação indicativa: Livre

Os autores afirmam que instigar e estimular o pensamento é nobre, ainda mais nos tempos atuais. Vamos pensar um pouco? Dá para notar que esse é um convite muito diferente… Na vida, cada um faz toda a diferença, mas não basta ser apenas um; pensamos melhor quando pensamos em turma, e, melhor ainda, acompanhados da Turma da Mônica, que nos anima a pensar mais, com persistência e alegria, com generosidade e liberdade, com inventividade e criatividade. Esse é o principal motivo que juntou o desenhista Mauricio de Souza, pai da turma, e o filósofo Cortella, fã da turma, fazendo com que a arte da ilustração e arte da filosofia se encontrem para dialogar com quem acolhe esse convite.

 

Vamos pensar + um pouco? Lições ilustradas com a Turma da Mônica
Editora: Cortez
Classificação indicativa: Livre

A experiência de “Vamos pensar um pouco?” foi tão gostosa, que deu vontade de fazer de novo. Por isso, a pergunta agora é “Vamos pensar + um pouco?” É assim mesmo: quando começamos a passear pelo mundo das ideias, sempre dá vontade de ficar mais nessa ciranda do pensamento. Pensamos um pouco, depois mais um pouco, mais um pouquinho, um tantinho mais… E assim vamos crescendo! Pensar é fundamental. Basta reparar que tudo o que existe no mundo, afora os efeitos da Natureza, existiu antes na cabeça de alguém. O pensamento é o ponto de partida para tudo o que fazemos. Nos ajuda a entender o mundo. Nos ajuda a criar. Nos ajuda a lidar com o outro. Aliás, pensar com outras pessoas é uma atividade muito boa. Pensamos melhor quando trocamos ideias com alguém, quando estamos em turma.

 

Vamos pensar também sobre valores? Lições ilustradas sobre convivência e ética com a Turma da Mônica
Editora: Cortez
Classificação indicativa: Livre

Neste livro, Mauricio e Cortella tratam de temas como ética, convivência, formação, justiça. E falam também de outros assuntos relevantes na nossa trajetória, tais como aprendizados, artes, afetos e memórias. A reunião de talentos de Cortella e Mauricio traz à tona diversos personagens e ideias bacanas neste livro. E aí? Vamos continuar pensando?

 

Diferentes sim, desiguais, jamais!
Editora: Cortez
Classificação indicativa: Livre

Recém-chegada à nova casa, a menina Ana sai para uma volta com o colega de escola Otto. Pelo bairro, os dois encontram com pessoas de idades, origens e condições físicas diversas. Cada contato produz um aprendizado. De volta, a dupla conta as experiências para Sílvia, a mãe de Ana, que faz várias reflexões sobre diversidade, preconceito, valores e convivência.

 

O meu lugar no nosso lugar
Editora: Cortez
Classificação indicativa: Livre

Ao chegar em um novo bairro, a menina Ana conhece pessoas diferentes e faz amizades. Ela e a mãe Sílvia são convidadas para participarem de uma horta comunitária. A partir dessa atividade, surgem diversas situações em que Ana e sua turma são incentivadas a pensar sobre o meio ambiente e sobre como as ações individuais podem impactar a coletividade, positiva ou negativamente.

 

fonte: Mario Sergio Cortella/Amazon


Compartilhe esta página

Muralzinho no Face

‼️DISTRIBUIÇÃO GRATUITA de mudas de PAU-BRASIL‼️Oooopa! Cola aqui 👇Na semana do aniversário do Descobrimento do Brasil (22 de abril de 1.500), a Prefeitura de Curitiba fará distribuição gratuita de uma espécie inédita: o pau-brasil. 📍 As distribuições serão feitas na manhã desta terça-feira (23/04), em todas as regionais de Curitiba. Regional Bairro NovoRegional CICRegional Boa VistaRegional BoqueirãoRegional CajuruRegional MatrizRegional PinheirinhoRegional PortãoRegional Santa FelicidadeRegional TatuquaraSerão doadas 5 mil espécies e metade será de pau-brasil. Cada Rua da Cidadania vai disponibilizar 500 mudas à população (250 de pau-brasil).Além do pau-brasil, os interessados poderão coletar espécies nativas, como sibipiruna e ipês de cores variadas, e frutíferas, como pitanga e jabuticaba, cultivadas no Horto Municipal da Barreirinha.Tem os endereços das Regionais e quer saber o horário certinho para retirar a sua mudinha? Pede no direct/mensagem privada que envio! 🪴💛 ... Ver maisVer menos
Siga nossa página

Sua marca no Muralzinho

Anuncie aqui

Menu

Ao continuar navegando, você concorda com a utilização de cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Licença e Direitos.