Literatura

Contadores de histórias dão dicas de literatura infantil no Dia Nacional do Livro

31/10/2022
Contadores de histórias dão dicas de literatura infantil no Dia Nacional do Livro

Neste sábado, dia 29 de outubro, comemora-se o Dia Nacional do Livro. Há mais de 200 anos, nessa mesma data, em 1810, foi fundada a primeira biblioteca brasileira: a Biblioteca Nacional do Brasil, localizada no Rio de Janeiro.

O Muralzinho de Ideias acredita no valor da leitura para os pequenos e, para marcar essa ocasião tão importante, convidou contadores de histórias de Curitiba para dar dicas de obras da literatura infantil!

Aproveite as sugestões e comemore a data dando um livro de presente para uma criança!

 

Dadó é ranzinza e tem sua própria nuvem cinza
por Flávia Scherner | Fafá Conta (@fafaconta)

Autoria: Fafá Conta
Ilustrações: Alexandre Rampazo
Editora: Ciranda Cultural

Resenha da editora: Quando Eduardo de não sei do quê, de não sei das quantas nasceu, ganhou uma nuvem branquinha de presente. Mas, de tanto Dado reclamar, sua nuvem foi ficando cinza… Dado passou a ser chamado de Dadó, de tão ranzinza! Mas sempre tem um dia em que tudo pode mudar, quer descobrir? Então, basta embarcar nessa deliciosa história.

“Essa é uma história que pode nos acompanhar em diversas fases da vida, pois faz sentido pra crianças de todas as idades, jovens e adultos. Pra gente lembrar que “sempre tem um dia” em que as coisas podem mudar e o sol voltar a brilhar”, Flávia Scherner.

 

Honório
Por Nádia Opalinski | LêConto Assessoria (@lecontocwb)

Autoria: Jussara Person e Soraia Uno
Ilustrações: Marcel Bartholo
Editora: Aletria

Resenha da editora: Um sapo que desperta curiosidade em todos os bichos à sua volta porque um dia apareceu aceso por dentro. Estaria ele em chamas? Seus amigos tentam de tudo para descobrir o que aconteceu e, assim, a narrativa, escrita por Jussara Person, Soraia Uno e ilustrada por Marcel Bartholo, avança com muita diversão. A obra traz um QR Code que dá acesso à versão em audiolivro, que inclui uma música criada pelas artistas Jujuba e Ana Nogueira.

“Honório é uma obra sensível, me ensinou a brilhar e fazer brilhar. Com certeza, o livro vai ensinar isso às crianças que tiverem contato com essa narrativa. Vai ajudá-las a entender que a literatura é capaz de iluminar”, Nádia Opalinski.

 

 

Mesma nova história
Por Samara Rosa | Ponto de um Conto (@samaracontadora)

Autoria: Mafuane Oliveira e Everson Bertucci
Ilustrações: Juao Vaz
Editora: Peirópolis

Resenha da editora: O que pode florescer da convivência entre uma velhinha que está perdendo a memória e um menino que só pensa em jogos eletrônicos? A história nasceu a partir da colaboração de três autores que se experimentaram em diferentes linguagens. O texto escrito por Everson ganhou voz na narração de Mafuane, e depois uma narrativa visual composta por João Paulo Vaz. Assim, como é parte do caminho das histórias orais, a narração foi se modificando, perdendo uma parte aqui, ganhando outra ali, até fixar-se nessa edição escrita.

“Mesma nova história é um livro lindo e emocionante. Obra finalista da 64ª edição do Prêmio Jabuti de Literatura, referência entre os prêmios literários do país”, Samara Rosa.

 

Os Adoráveis Bilhetinhos da Professora Ada
por Camila Canassa | Contações da Mila (@contacoesdamila)

Autoria: Anderson Novello
Ilustrações: Ana Laura Alvarenga
Editora: ABC Multicultural

Resenha da editora: Todo ano letivo, Professora Ada memoriza a lista de chamada inteirinha, de trás para frente e de frente para trás. Bem mais do que uma sequência de nomes, Ada enxerga uma lista de sonhos, tropeços e recomeços. Aos seus alunos, ela dedica cartas, cartinhas, cartapácios, bilhetes, bilhetinhos e bilhetões. Escritos capazes de fazer o maior dos borocoxôs olhar pela janela e perceber: vai passar!

“Escrita em tempos de pandemia, essa obra faz uma homenagem poética, como é costume do autor, aos valentes educadores que resistiram aos tempos sensíveis do isolamento social e continuaram cumprindo bravamente a sua missão”, Camila Canassa.

 

 


Compartilhe esta página

Muralzinho no Face

OVOS GIGANTES FRITOS no centro de Curitiba? 🍳 Siiiiiim! A programação da VIRADA SUSTENTÁVEL em Curitiba promete transformar a cidade em um grande espaço de reflexão e ação sobre sustentabilidade, com intervenções artísticas, apresentações culturais e ações de conscientização. A obra EGGCIDENT, do artista holandês HenkHofstra, com ovos gigantes fritos na Praça Generoso Marques, é um dos destaques, chamando a atenção para questões ambientais, como o aquecimento global e as mudanças climáticas.Com início oficial no dia 14 de novembro, no Museu Oscar Niemeyer, o evento contará com shows, performances, oficinas e palestras, promovendo uma discussão profunda sobre sustentabilidade. Bora curtir a VIRADA SUSTENTÁVEL no feriado com a criançada? Confira a programação completa no site do Muralzinho de Ideias. Link na BIO, selecione PROGRAME-SE. Ou pede no direct, que envio 😉 ... Ver maisVer menos
Siga nossa página

Sua marca no Muralzinho

Anuncie aqui

Menu

Ao continuar navegando, você concorda com a utilização de cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Licença e Direitos.