Literatura

Projeto de incentivo à leitura percorre escolas públicas de Curitiba

24/08/2022
Projeto de incentivo à leitura percorre escolas públicas de Curitiba

Obras literárias de reconhecida relevância estão sendo compartilhadas com crianças de Curitiba de maneira lúdica e gratuita. É o projeto Galho da Laranjeira – Histórias para Crianças Brasileiras, que promove rodas de leitura e contação de histórias em escolas públicas da cidade.

A ação, promovida pela Travessia – Arte e Educação e pela Passaredo –  Educação e Arte, tem a parceria da Rede Municipal de Curitiba. A ideia é oferecer 180 rodas de leitura e 180 contações de histórias para alunos do Ensino Fundamental e da Educação Infantil, atingindo cerca de 13 mil alunos.

Cada sessão de contação de histórias e roda de leitura tem duração de 45 minutos e tem a proposta de apresentar a literatura de forma divertida, sensível e acolhedora, de maneira a incentivar o gosto pela leitura, pela arte e pelo encontro. Por meio da apresentação de contos tradicionais e contemporâneos, mesclados com canções, quadrinhas e adivinhas, o projeto ainda objetiva valorizar a cultura oral e divulgar a produção literária infanto-juvenil.

As contações de histórias são apresentadas pelo ator Vinícius Mazzon, enquanto as rodas de leitura são conduzidas pela pedagoga Michelle Peixoto. Visando a capacitação dos professores, No Galho da Laranjeira também irá disponibilizar uma Oficina Literária para Mediadores de Leitura com o mediador de leitura e produtor cultural Lucas Buchile.

Este projeto tem o incentivo da Aprende Brasil (empresa do Grupo Positivo), por meio do Programa de Apoio e Incentivo à CulturaFundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba.

Para saber mais, acesse aqui.

 

 

Imagem destaque: Lucas Rachinski

Fonte: Travessia – Arte e Educação | Glaucia Domingos Assessoria de Imprensa

 

 


Compartilhe esta página

Menu

Ao continuar navegando, você concorda com a utilização de cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Licença e Direitos.