Compartilhar histórias por meio da leitura, contribuir para a ampliação do repertório cultural das crianças e incentivar o hábito de ler é o convite que a Fundação Itaú Social e o banco Itaú fazem ao realizar a campanha Leia para Uma Criança.
Maya e Selou, de Lara Meana, e Poeminhas da Terra, de Marcia Leite, são os livros que fazem parte da Coleção Itaú Criança 2016. A campanha, criada em 2010, distribuíra gratuitamente 3,6 milhões de exemplares das obras que compõem a coleção.
O processo de seleção dos livros contou com profissionais renomados e ocorreu em 3 etapas: uma triagem inicial feita pela equipe do programa Itaú Criança com o apoio da consultoria A Cor da Letra e análise de mais duas comissões de especialistas em literatura infantil. Foram considerados critérios como, a faixa etária ( de 0 a 5 anos), livros que despertam o interesse das crianças e também dos adultos que leem para e com elas, títulos, autores e editoras diferentes das edições anteriores do Itaú Criança e livros que apresentam temas universais, considerando a diversidade e características regionais e culturais do Brasil e pelo menos um livro de autor nacional.
Para participar da campanha basta você entrar aqui e fazer seu cadastro. Os livros da coleção serão enviados sem custo para o endereço solicitado, junto com um material da fundação sobre os benefícios da leitura.
Conheça melhor as obras
Maya e Selou são duas crianças vizinhas que através de diferentes atividades do dia a dia – como acordar, comer, brincar, tomar banho e escutar histórias – inventam vários mundos fantásticos.
Diferentes versos compostos por palavras de origem tupi celebram a convivência do homem com a natureza. “Poeminhas da terra” aproxima as crianças da cultura dos povos indígenas.