Durante todo o mês de abril, palestras, mostras e atividades esportivas e culturais vão colocar o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) em discussão na cidade. No dia 3, em especial, foi aberta a exposição “A(u)rtistas, o Autismo por artistas autistas”.
A mostra citada acima está à disposição para apreciação no térreo da Prefeitura de Curitiba, com acesso pela Avenida Cândido de Abreu. A entrada é gratuita e as obras podem ser vistas até o dia 30 de abril, das 8h às 18h.
A exposição foi organizada pela instituição Abraça – Associação Brasileira de Ação por Direitos da Pessoa com Autismo, pela Gibiteca da Fundação Cultural de Curitiba e pelo Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Segundo o coordenador da Gibiteca, Fulvio Pacheco, a iniciativa reúne artistas autistas de todo o Brasil. A mostra tem 27 obras que incluem pintura, fotografia, quadrinhos, objetos e ilustrações feitas por crianças e adultos.
“As pessoas autistas normalmente se comunicam melhor por imagens do que com palavras, por textos. Na exposição, cada um representou o autismo de uma forma, são várias discussões diferentes. O autismo é diverso, cada pessoa autista é de um jeito”, afirmou Fulvio Pacheco.
Veja aqui a programação completa das atividades em Curitiba.
fonte: Prefeitura Municipal de Curitiba
imagens: Ricardo Marajó