Aos 9 anos, a pequena Maya sempre sonhou em ter seus quadros expostos para o público, assim como as obras de seu pintor favorito: o francês Monet. E ela conseguiu! A pintora mirim já expôs suas produções em Portugal e em sua cidade natal, Nova Friburgo (RJ). Agora, as telas dela chegarão ao Carrousel du Louvre, galeria do museu mais visitado do mundo, que fica em Paris, na França.
Em entrevista exclusiva à Revista CRESCER, Camila Bochat Veronese, mãe de Maya, contou que a exposição irá acontecer em outubro de 2023. “Vimos que, realmente, ela tinha talento. Minha filha é uma artista plástica, não é apenas uma brincadeira”, disse a psicóloga, de 42 anos.
O talento de Maya na pintura começou a desabrochar durante a pandemia, em 2020. No período de isolamento social, a menina começou a fazer atividades manuais, como desenhar, e chegava até mesmo a assistir a vídeos na internet para aprimorar sua técnica. “Era impressionante! Ela copiava o desenho exatamente igual”, recordou a mãe.
Vendo que a filha tinha aptidão para a pintura, Camila decidiu matricular a menina em uma escola de arte, em 2021, quando as crianças começaram a sair do isolamento social e voltaram às escolas. Nas aulas, Maya aprendeu sobre história da arte e se apaixonou pelas obras de Monet e de Picasso.
Com o incentivo da mãe, a garotinha passou a pintar suas telas, que tinham um estilo mais abstrato. “Ela diz que pintar é liberdade e se sente livre pintando”, relatou Camila. Em outubro de 2022, Maya foi selecionada para expor suas obras em Portugal — sua primeira exposição internacional. Segundo a mãe, a foto do quadro da filha ficou exposta em uma galeria em Leiria por 10 dias. Depois, a artista mirim também fez algumas exposições em lojas e colégios de sua cidade.
Hoje em dia, a estudante também gosta de retratar paisagens da natureza e mostra suas produções em seu perfil do Instagram. Diante do sucesso das obras da filha nas redes sociais, Camila decidiu mandar os quadros de Maya para uma empresa de curadoria, chamada Vivemos Arte. A instituição promove exposições de artistas em todo o mundo.
Pouco tempo depois, a psicóloga recebeu uma notícia que a pegou de surpresa: a filha tinha passado por uma seleção preliminar e sido aprovada para uma entrevista, para conversar sobre uma possível exposição no Carrousel du Louvre. Em julho de 2022, a família recebeu o convite oficial para a exposição de dois quadros de Maya — as telas ainda serão produzidas.
Neste momento, a família está arrecadando fundos para levar Maya a Paris e, além de ver os quadros dela expostos no museu mais famoso do mundo, poder realizar o sonho da menina de conhecer a Casa de Monet, em Giverny, na França. Para juntar o dinheiro da viagem, a artista mirim está vendendo seus quadros. “Estou muito emocionada e feliz”, afirmou.
Camila destacou que fica orgulhosa de ver a filha realizando seus sonhos. “Quando a Maya começou a pintar, ela disse que queria ter seus quadros expostos em um museu e também que suas pinturas estivessem em um livro. Hoje, ela vai expor em um museu e também sairá no livro da Vivemos Arte”, contou. Para ela, é muito importante que os pais incentivem seus filhos. “As crianças têm talentos e é assim [com incentivo] que os grandes artistas surgem”, ressaltou.
fonte: Revista CRESCER | por Amanda Oliveira
imagem: arquivo pessoal
As informações descritas neste post estão sujeitas a alterações sem aviso prévio por parte da publicação.