Artes Visuais

3 novos murais na capital após apagamento do Jack Bobão

26/09/2024
3 novos murais na capital após apagamento do Jack Bobão

Curitiba está se preparando para receber três novos murais como parte de um acordo de restituição pública, após o apagamento do famoso mural Jack Bobão, que desde 2013 decorava a lateral do Teatro Guaíra.

A iniciativa busca compensar o impacto cultural causado pela remoção da obra, muito querida pelos curitibanos.

O mural de Jack Bobão retratava o ator Jack Nicholson em uma cena icônica do filme ‘O Iluminado’ (1980), e seu apagamento gerou uma grande insatisfação pública.

Como resposta, o prefeito Rafael Greca (PSD) anunciou um acordo para a criação de novos murais, em uma tentativa de reparar o dano cultural e restaurar a arte pública na cidade.

 

 

Novos murais ‘substituem’ Jack Bobão em Curitiba

As novas obras serão instaladas em locais emblemáticos de Curitiba, como o Centro Cultural Vilinha Bairro Alto, Circo Zé Priguiça e Teatro Novelas Curitibanas.

Esses murais, que somam 500 m², estão sendo executados pelos artistas Celestino Dimas e Leandro Cinico.

Embora o acordo inicial previsse 1000 m² de intervenções, os 500 m² restantes, que deveriam ser feitos na Rua da Cidadania da Praça Rui Barbosa, ainda não foram contratados, deixando em aberto a conclusão do projeto.

 

 

Impacto cultural e arte pública em Curitiba

O apagamento do mural Jack Bobão gerou grande repercussão na época, com críticas à decisão de apagar um dos pontos mais icônicos e reconhecidos da cidade ao lado do Teatro Guaíra.

O acordo feito para a criação de novos murais tem o objetivo de “manter viva a tradição da arte pública na cidade”, segundo os artistas.

 

 

fonte: Massa News


Compartilhe esta página

Muralzinho no Face

OVOS GIGANTES FRITOS no centro de Curitiba? 🍳 Siiiiiim! A programação da VIRADA SUSTENTÁVEL em Curitiba promete transformar a cidade em um grande espaço de reflexão e ação sobre sustentabilidade, com intervenções artísticas, apresentações culturais e ações de conscientização. A obra EGGCIDENT, do artista holandês HenkHofstra, com ovos gigantes fritos na Praça Generoso Marques, é um dos destaques, chamando a atenção para questões ambientais, como o aquecimento global e as mudanças climáticas.Com início oficial no dia 14 de novembro, no Museu Oscar Niemeyer, o evento contará com shows, performances, oficinas e palestras, promovendo uma discussão profunda sobre sustentabilidade. Bora curtir a VIRADA SUSTENTÁVEL no feriado com a criançada? Confira a programação completa no site do Muralzinho de Ideias. Link na BIO, selecione PROGRAME-SE. Ou pede no direct, que envio 😉 ... Ver maisVer menos
Siga nossa página

Sua marca no Muralzinho

Anuncie aqui

Menu

Ao continuar navegando, você concorda com a utilização de cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Licença e Direitos.