Educação

Viagens Extraordinárias de Júlio Verne chega ao litoral do Paraná

02/07/2024
Viagens Extraordinárias de Júlio Verne chega ao litoral do Paraná

A comunidade escolar do litoral paranaense recebe nos próximos meses o projeto de incentivo à leitura “Viagens Extraordinárias de Júlio Verne pelo Litoral do Paraná”. A iniciativa da Canô Produções tem como objetivo contribuir para a formação de jovens leitores, além de facilitar o acesso e a apreciação da literatura, a partir da obra de Júlio Verne, considerado o precursor do gênero de ficção científica. O projeto vai percorrer Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná, contando com incentivo do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice) da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná.

Ao todo, são 90 ações desenvolvidas nos municípios de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná. Entre os meses de junho e julho, Matinhos foi a primeira cidade a receber o projeto. Crianças e adolescentes da rede pública de ensino participam de contações de história, realizadas pela mediadora Fabiane de Cezaro, e de rodas de leitura, conduzidas pela mediadora Anna Carolina Azevedo.

“Quando eu me tornei mediadora de leitura lá em 2013, voltei a ter contato com a obra de Júlio Verne. Sou leitora e fã da literatura dele desde a minha infância. Uma das coisas que acho bem interessante é que muitas pessoas não conhecem o autor, mas sem dúvida em algum momento da vida ouviram sobre os seus livros, como A Volta ao Mundo em 80 Dias, Viagem ao Centro da Terra ou Vinte Mil Léguas Submarinas. E foi lembrando da minha infância como leitora que decidi mediar com as crianças e jovens os livros de Verne”, lembrou Anna, a idealizadora do projeto.

Além das atividades de incentivo à leitura, cada escola participante recebe quatro tablets, para que os estudantes possam ter acesso a ebooks, audiobooks. Bibliotecas municipais das cidades participantes recebem combos com edições dos livros “A Ilha Misteriosa”, “A Volta ao Mundo em Oitenta Dias”, “Uma Cidade Submersa”, “Viagem ao Centro da Terra” e “Vinte Mil léguas Submarinas”.

Em Matinhos as atividades direcionadas aos alunos são dividas entre os Colégios Estaduais Gabriel de Lara e Sertãozinho, e aconteceram entre os dias 24 de junho a 02 de julho. O projeto “Viagens Extraordinárias de Júlio Verne pelo Litoral do Paraná” também realizou oficina gratuita de teatro para crianças do projeto Terrinha Brincante, a partir da obra “A Volta ao Mundo em Oitenta Dias”, nos dias 29 e 30 de junho, facilitada pelo ator Caio Monczak.

 

Oficina aberta à comunidade

Entre as ações do projeto, foi realizada, nos dias 01 e 02 de julho, das 13h às 16h, a oficina gratuita de mediação de leitura na Casa da Cultura de Matinhos, ministrada pela mediadora Daniele Rosa. A iniciativa conta com 30 vagas gratuitas e foi voltada principalmente para profissionais da educação, artistas, agentes culturais e estudantes do ensino superior de Matinhos.

“A mediação de leitura é como uma ponte entre o livro e as pessoas. A ideia de mediação parte de um lugar de que não se ensina a gostar de ler, mas sim transmitir esse prazer e amor pela leitura.E a ideia da oficina é sensibilizar os participantes e oferecer ferramentas para que eles possam desenvolver um trabalho dentro de seus contextos para que eles possam se tornar agentes de partilha”, lembrou Daniele Rosa.

O objetivo da oficina é capacitar os participantes a se tornarem mediadores de leitura, permitindo que possam aplicar o incentivo à leitura no cotidiano. Além de inserir a prática da mediação dentro da economia criativa, favorecendo a geração de trabalho e renda.

Os participantes da oficina ganham o livro “Os jovens e a leitura: Uma Nova Perspectiva” da antropóloga Michèle Petit, além de concorrer a um combo com as obras de Júlio Verne.

O projeto Viagens Extraordinárias de Júlio Verne No Litoral do Paraná é uma realização da Canô Produções, com incentivo da Copel.

 

Ficha técnica

Coordenação de projeto: Daniele Rosa

Produção executiva: Luana Camargo | Canô Produções

Mediação de leitura: Anna Carolina Azevedo e Fabiane de Cezaro

Oficinas: Caio Monczak e Daniele Rosa

Estágio em mediação de leitura: Bia Fluz

Articulação local | Matinhos: Thammy Tk12

Assessoria de imprensa: Vanessa Ricardo

Design gráfico: Victor Uchoa

Captação de recursos: Sauí responsabilidade social

 

fonte: Secretaria da Cultura do Paraná


Compartilhe esta página

Muralzinho no Face

Tem PARQUINHO NOVINHO em folha prestes a inaugurar em Curitiba? Uhuuuul! Na regressiva aqui🪁 🤸🏾‍♀️ A PRAÇA INFANTIL PIRATA ZULMIRO, localizada no Bosque Gutierrez, no Vista Alegre, já tem data de abertura. O anúncio foi feito pelo Prefeito Rafael Greca, na tarde de 15.06, em seu perfil no Instagram. Agora, salva o post e compartilhe a novidade com seus @migos! 👇ABERTURA PRAÇA INFANTIL PIRATA ZULMIRO📍29.06.24 (sab) período da manhã Com piso todo emborrachado, brinquedos acessíveis e navio pirata inspirado na lenda urbana, o novo espaço de brincar tem 760 m². Outos brinquedos, também dentro da temática de pirataria e fundo do mar: polvo gigante e gangorra de baleia, contemplam o espaço e atenderão a primeira infância, crianças maiores e as com deficiência.E tem muito mais! Trilha, balanços, campo de futebol… para conferir a matéria completinha sobre esta nova atração, visite o site do Muralzinho de Ideias. Link na BIO, selecione PROGRAME-SE. Ou pede o link no direct, que envio. 😉 ... Ver maisVer menos
Siga nossa página

Sua marca no Muralzinho

Anuncie aqui

Menu

Ao continuar navegando, você concorda com a utilização de cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Licença e Direitos.