Mães

Universo Materno em casa: uma iniciativa que incentiva e apoia o trabalho entre mães

08/07/2020
Universo Materno em casa: uma iniciativa que incentiva e apoia o trabalho entre mães

Você é mãe empreendedora e quer fazer parte de uma rede colaborativa para fortalecer o seu trabalho? Ou é mãe e quer conhecer gratuitamente opções bacanas de produtos e serviços do universo materno? Então, assim como nós, conheça e faça parte do portal Universo Materno em casa.

Conversamos com Bruna e Carmela Bardini, irmãs, educadoras físicas, mães e idealizadoras do Unità Cultura Corporal – empresa com sede em Curitiba, que há 5 anos oferece diversas atividades voltadas à gestantes e à mães com bebês e famílias – e elas contaram tudinho pra gente sobre este novo projeto.

É importante destacar que essa dupla é responsável pelo Clubinho dos Pititicos, espaço brincante para a primeira infância e iniciativa linda que o Muralzinho sempre fez questão de apoiar. Você que nos segue há algum tempo, com certeza conferiu alguns dos encontros proporcionados pelo Clubinho, certo? Então, leia o texto abaixo.

O portal Universo Materno em casa surgiu no contexto de isolamento social decorrente à pandemia. Situação que exigiu de Carmela e Bruna um redirecionamento dos seus trabalhos pela Unità.

No início da quarentena, as irmãs fizeram o cancelamento de toda a agenda de atividades presenciais e tentaram dar continuidade ao Projeto Ciranda Materna, na intenção de manter o vínculo com o grupo das aulas regulares, modificando apenas o formato do serviço para aulas online ao vivo. No entanto, concluíram ser desafiante para várias mães acompanharem os encontros, já que as demandas com filhos mais velhos, com a própria gerência da casa e a nova dinâmica familiar, dificultavam a regularidade das mães nos encontros. Nesta avaliação, elas sentiam que seria bom se a mãe pudesse acessar o material ao seu tempo, e assim se beneficiar dos conteúdos no conforto do seu lar. Sentiam que a oferta dos materiais por elas produzidos, como vídeos e músicas, poderia atingir e beneficiar mais mães de diversas localidades, democratizando desta forma, o seu acesso.

Pensando na sustentabilidade da iniciativa, ou seja, como viabilizar financeiramente esse projeto, conseguiram virar uma grande chave: apostar em uma rede de apoiadoras, que da mesma forma que elas, tiveram que se redesenhar no cenário de isolamento e buscar veículos para divulgar e disseminar seus trabalhos em formato online.

E foi neste espírito de troca, de rede que se apoia mutuamente, que nasceu o portal Universo Materno em casa. Um espaço completamente virtual, que traz em sua essência o fomento e valorização de outras iniciativas voltadas ao público materno, com a ideia de que cooperativamente é possível se mover para uma economia sustentável. Ou seja, um espaço virtual onde as mães empreendedoras podem fortalecer suas marcas/empresas voltadas ao bem estar, à família, vestuário e acessórios, consultorias e artes manuais e as mães/consumidoras podem se beneficiar ao encontrar produtos e serviços que favoreçam seu dia a dia, acessando opções de qualidade e entregas gratuitas.

O projeto, que foi lançado em maio deste ano e já conta com mais de 50 parceiras, inclui ainda na equipe de bastidor: Roberta Lopes Guizzo, formada em Relações Públicas e idealizadora do Projeto Brincar na Praça, para compor a equipe de Curadoria Materna, e Luize Machado, publicitária e consultora em marketing digital, que dá forma e alimenta o portal virtual.

Como participar

Agora que você já conhece o portal Universo Materno em casa saiba como fazer parte como parceira!

Primeiro, você vai precisar se inscrever na Curadoria Materna e brevemente apresentar o seu empreendimento, com informações do seu projeto, seu perfil nas redes sociais, como também, contar qual sua expectativa em relação à parceria. A equipe da Unità, após captar estas inscrições, vai avaliar a viabilidade da parceria, considerando que seu empreendimento deve ser autoral, voltado ao público alvo (gestantes e mães com bebês e crianças) e deve haver um produto virtual ou com entrega em casa, não sendo possível divulgar serviços presenciais.

Agora, se você não se encaixa nas descrições acima, mas sente que pode redesenhar algum dos seus produtos e/ou serviços para ofertar no meio virtual, fica a ideia como um impulso, já que o isolamento social está aí e vai mais um tempo para as atividades presenciais se normalizarem.

Acesse o portal Universo Materno em casa aqui

 

fonte: Unità Cultura Corporal


Compartilhe esta página

Menu

Ao continuar navegando, você concorda com a utilização de cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Licença e Direitos.