Já imaginou descobrir a natureza que existe em um quintal em São Paulo, numa pracinha no Acre ou em uma praia na Bahia? Com o projeto Caixas da Natureza isto é possível.
A iniciativa lançada pelo programa Ser Criança É Natural promove uma brincadeira de trocas entre famílias de todo o Brasil. Cada família cria uma caixa com elementos da natureza que recolhem nos espaços em que vivem, visitam, brincam. Vale praia, horta, pracinha, ou mesmo dar uma volta no quarteirão. Quando as inscrições acabam, acontece um sorteio e você recebe o nome e endereço para onde sua caixa vai viajar.
A brincadeira acontece uma vez por estação, e a inscrição, que tem custo de R$10 mais o valor da postagem, para a edição de verão vai até domingo, 22/01. Você pode se inscrever aqui.
Sobre o Ser Criança É Natural
Ana Carol trabalha com primeira infância. Rita, com processos de aprendizagem com a natureza. Em 2011, os caminhos se cruzaram e em 2013 nasceu o Ser Criança é Natural, no Instituto Romã, para incentivar o contato direto e livre das crianças com o mundo natural. Juntar as experiências tornou possível um sonho comum: devolver à infância o que lhe é de direito.
Elas têm levado o trabalho a diversos municípios no estado de São Paulo (e fora dele), sempre incentivando e mostrando aos pais e educadores o quanto brincadeiras livres na natureza são essenciais e trazem benefícios para os pequenos, tanto no âmbito da saúde, como das relações interpessoais e dos processos de desenvolvimento cognitivo, motor e psíquico.