Uma mostra de arte que reúne produções artísticas realizadas por crianças de até 5 anos, cuja inspiração é o trabalho abstrato da renomada artista Tomie Ohtake, foi o motivo que nos instigou a conhecer o Semeador do Saber. Mais que encantados, apresentamos a vocês esta escola de educação infantil super acolhedora e aconchegante, familiar, com um espaço físico e ideias simples, porém incríveis, as quais nos permitiram ver e reviver uma infância sem complicações, feliz, arteira e que prioriza o brincar.
Norteado pela proposta construtivista sócio interacionista, no Semeador do Saber todo o trabalho é direcionado por projetos de pesquisa. Um simples passeio pela escola, onde você encontra diversas intervenções artísticas e poéticas produzidas pelas crianças e principalmente, crianças felizes por fazerem parte deste processo de construção do conhecimento, nos faz crer que o aprender está acima de métodos e fórmulas de se educar pré-estabelecidos.
Segundo Fabiana Carvallho Dalla Costa, pedagoga e diretora da escola, a opção por trabalhar com projetos na educação infantil oportuniza, tanto ao educador quanto a criança, a construção e consolidação do aprendizado com flexibilidade, criatividade, liberdade e prazer. Em seus oito anos de história vividos intensamente com os pequenos, muitos projetos foram desenvolvidos no Semeador do Saber e a Mostra de Artes 2015 é apenas uma coleta de materiais para apreciação do público, que traz nada menos do que a escola se propõe a fazer e faz diariamente com as crianças.
A escolha pela produção abstracionista de Tomie Ohtake, em suas diversas formas: escultura, pintura e xilogravura, como temática para a Mostra de Artes 2015 é muito significativa para a equipe pedagógica da escola. Segundo Nina Maria e Quesi Arenhart , pedagogas e coordenadoras do Semeador, as percepções oriundas da apreciação do trabalho abstrato da artista vêm de encontro com os saberes da criança nesta faixa etária. “Na apreciação de suas obras verificamos o quanto ela valoriza as formas, as cores vibrantes e a ideia de movimento. Formas e cores na Educação Infantil são muito presentes. Identificar as formas geométricas nos objetos do nosso cotidiano, porta, mesa, cadeira, cama, etc… com os pequeninos, onde a linguagem verbal ainda não é fluente e o movimento, a linguagem do corpo, é mais evidente, a apreciação e produção será através de objetos, como cordas e madeiras em diversos formatos, que sugerem linhas, movimentos e possibilidades, e tintas comestíveis.”
Outro fator importante ressaltado pelas coordenadoras é que para a mostra deste ano o Semeador do Saber acredita que apresentar às crianças uma artista como Tomie Ohtake, é propiciar não só as variadas experimentações sensoriais, como também fazer um trânsito entre Brasil e Japão, com a comparação sobre a cultura e os costumes, a importância do Tratado de Amizade e o respeito que existe e deve permanecer entre nós.
A Mostra de Artes 2015 do Semeador do Saber, que em edições anteriores trouxe Beatriz Milhazes e Frans Krajcberg, acontece no dia 14/11, sábado, das 9h às 12h. O evento é aberto ao público e a entrada é franca. Na programação, além dos visitantes de todas as idades apreciarem as produções dos pequenos “arteiros”, poderão curtir boa música num Pocket Show da banda Tupi Pererê.
O Semeador do Saber, lugar onde a criança, ser único, integral que se relaciona, vive e se constrói através das experiencias vividas no seu dia a dia, com as trocas entre as crianças, os adultos e o mundo que as cerca, está localizado na Rua Fernandes de Barros, 1891, no bairro do Hugo Lange, na cidade de Curitiba. Para mais informações, é só prestigiar a Mostra de Artes 2015 e conferir todo este encantamento que o Semeador do Saber desperta pela educação, pela criança e pela vida.
imagens: Mostra de Artes 2014 Semeador do Saber – Beatriz Milhazes