O serviço de streaming Netflix anunciou em junho sua primeira série interativa, onde o espectador pode escolher o rumo da história que está assistindo.
A primeira produção disponibilizada é a animação Gato de Botas: Preso num Conto Épico (Puss in Book: Trapped in a Epic Tale, no título original), que traz o personagem de Shrek tentando fugir de um livro de conto de fadas e, para isso, ele precisa enfrentar vários desafios com a ajuda dos espectadores.
A série funciona assim: antes de começar a animação, o narrador explica como que se faz para interagir com os personagens. No decorrer da história, aparecem duas opções do que fazer, e a criança decide. A decisão pode ser selecionada pelo controle remoto, ou clicando na tela, se for algum dispositivo touch screen. Ao todo, são 13 momentos de escolha durante a narrativa do Gato de Botas, que levam para dois finais diferentes.
Por enquanto, a novidade só está disponível para smart TVs e em dispositivos móveis que usem o sistema operacional iOS, da Apple. Porém, a plataforma espera disponibilizar a ferramente para outros sistemas em breve.
Além do Gato de Botas, estão previstas mais duas animações para serem lançadas com a ferramenta de interatividade: Buddy Thunderstruck: The Maybe Pile, dia 14/07, e Stretch Armstrong: The Breakout, que está em produção e deve ser lançada somente em 2018.
texto: Mariana Prince