Jogos de mão, danças e muitas brincadeiras tradicionais estão reunidas na série AUÊ, do Canal Parabolé. Produzidos pela Parabolé Educação e Cultura, os episódios são um convite para às crianças redescobrirem ou conhecerem brincadeiras que permearam a infância por gerações.
Em formato audiovisual documental, AUÊ promove uma incursão ao imaginário de crianças brasileiras pertencentes a distintos contextos socioculturais. A cada vídeo, uma nova brincadeira é apresentada ao telespectador. A primeira temporada apresenta 27 episódios com duração de dois minutos cada, publicados um a um toda quinta-feira no canal, e protagonizados por alunos de escolas públicas.
No episódio “Rodeio“, as crianças ressignificam o brincar de cavalinho e, montados em seus cavalos, vivem aventuras para chegar até a escola no Quilombo do Cagume, em São Paulo. Já em “João Sapateiro“, alunos do Colégio Indígena Carlos Alberto Cabreira, da Aldeia Lebre, em Nova Laranjeiras, no Paraná, apresentam uma divertida brincadeira que envolve o sapato do professor.
Em relação ao visual, em “Bem–Me–Quer“, o vídeo inicia com as crianças em meio às flores e depois, todos brincando de roda. E em “Pikachu“, são mostradas diferentes comunidades fazendo os mesmos jogos de mão. Vale ressaltar que o conteúdo pode ser amplamente aproveitado por pais e educadores, ampliando o repertório de interação com as crianças e a compreensão da diversidade de contextos.
Já estão disponibilizados os capítulos das brincadeiras: Mãe Polenta, João Sapateiro, Bater Cartinha, Ovo Choco , 5 Marias, Pikachu ,Rodeio, Bem-Me-Quer, Bento Bento Frade, Break Kaingang e Soltar a Alegria.
Além da série AUÊ, o canal do Parabolé apresenta outras opções de vídeos, como, o premiado filme “A Escola de Ensino Fenomenal“, que apresenta jogos de mão diversos; DIY Passo a Passo, com dicas de como fazer pipa e/ou um fantoche; e também Acalantos, que traz músicas para bebês.
fonte: Parabolé Educação e Cultura | Loja de Notícias