Saci-pererê, Cuca, Boi Tatá, Boto-cor-de-rosa, Curupira, Iara. Todos esses personagens, entre tantos outros, fazem parte da cultura popular brasileira. Em um projeto inovador, cada um deles está migrando das lendas e da literatura para os jogos de xadrez.
No Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Ana Beatriz Oliveira, estudante de design da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), nasceu a proposta de uma releitura do clássico jogo de xadrez, onde as peças do jogo são substituídas por figuras do folclore nacional.
O material tem como objetivo contribuir com o ensino e a difusão da cultura popular brasileira, assim como incentivar alunos a se envolverem com o xadrez, um jogo que desenvolve o raciocínio e o pensamento lógico.
Todas as peças são construídas em resina e modeladas em impressora 3D. Após a repercussão do seu trabalho, a aluna Ana passou a receber encomendas do jogo e tem produzido as peças de acordo com a demanda. Segundo ela, a intenção é direcionar parte dos lucros para a produção de kits de xadrez que serão doados a escolas públicas.
Você pode conferir mais sobre o projeto aqui.
fonte: Portal Lunetas