Você sabia que o Haiti apresenta o pior índice de desenvolvimento humano (IDH) do continente Americano? Esse índice calcula a qualidade de vida de um determinado local com base na educação, saúde, longevidade e mortalidade. Há décadas o país sofre com catástrofes naturais como terremotos e furacões. A Organização das Nações Unidas (ONU) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), calculam que milhares de crianças haitianas órfãs têm futuro incerto e vivem em extrema vulnerabilidade social.
Cientes desses dados alarmantes e acreditando que é possível transformar a vida de jovens e crianças, 3 artistas de Curitiba, Bruno Santos, Patricia Machado e Octávio Nassur, resolveram levar performances, oficinas, exposições e produzir experiências artísticas com jovens e crianças de três orfanatos na cidade de Porto Príncipe, capital e a maior cidade do Haiti, através do projeto “Criança que Dança”.
Com a proposta de dar voz para crianças que necessitam de amparo e principalmente levar alegria e esperança para esses pequenos através das experiências artísticas, o projeto saiu do papel e já está se encaminhando para o segundo ano consecutivo.
Durante as atividades realizadas, os artistas envolvidos propõem experiências multidisciplinares utilizando dança, música, fotografia e artes plásticas a fim de desenvolver a percepção, protagonismo e a autonomia, estimulando os movimentos espontâneos e a precisão do gesto.
A primeira viagem realizada em abril de 2017 contou com a presença de 2 profissionais de dança e 1 fotógrafo. Os artistas atenderam 120 crianças de 3 orfanatos e distribuíram 300 kits de materiais escolares. Para junho deste ano está sendo montada uma equipe ainda maior para ampliar o atendimento. Serão 4 profissionais de dança e 1 fotógrafo, totalizando 5 pessoas e a expectativa é atender 200 crianças em 8 dias.
Assim como foi em 2017, neste ano qualquer pessoa ou qualquer empresa pode contribuir. A meta é chegar em R$ 17.000,00 até o dia 02/06/2018, através de um financiamento coletivo.
Para participar é muito simples e fácil: acesse aqui, escolha o valor da contribuição e a recompensa. É possível decidir a forma de pagamento e até parcelar.
Assim, como o Muralzinho de Ideias acredita que a arte e a cultura tem um poder transformador muito forte na vida do ser humano, compartilhamos com você esse projeto INSPIRADOR.
https://youtu.be/AyPHnmk_u70
foto: Insiste – Instituto de Integração Social e Transformação Econômica