Educação

Projeto “Circule um Livro” é realizado no calçadão da Rua XV

23/04/2024
Projeto “Circule um Livro” é realizado no calçadão da Rua XV

Pelo segundo ano consecutivo, a tradicional Rua XV de Novembro, no Centro de Curitiba, recebe o projeto Circule um Livro. A ação começou na última segunda-feira (22) e vai até sexta-feira (26), sempre das 9h30 às 18h30. A iniciativa acontece em comemoração ao Dia Mundial do Livro, celebrado nesta terça-feira (23).

A ideia é simples: aqueles que passarem pelo local são convidados a doarem um livro que já leram, enquanto levam outro gratuitamente para casa, promovendo, assim, a leitura e a economia circular.

A ação é uma realização da Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (APRE) e da Embrapa Florestas, em parceria com a Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) e a Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf).

No calçadão, a tenda está montada próxima ao Palácio Avenida, com os totens da campanha. Os visitantes podem tirar fotos no local e receber um marcador de páginas, que reforça a mensagem que o papel “é sustentável, biodegradável, reciclável e vem de árvores plantadas, colhidas e replantadas para esse fim”.

A ação também será estendida para as redes sociais – basta compartilhar a experiência com a hashtag #CirculeUmLivro e marcar @apreflorestas, @iba_oficial e @abigrafoficial. Mais de 1.500 exemplares estarão disponíveis para troca de diferentes gêneros, doados por editoras e por leitores com grandes coleções.

Além disso, a grande novidade desta edição é que, no domingo (28), o encerramento da #CirculeUmLivro vai acontecer no Palácio Belvedere, sede da Academia Paranaense de Letras (APL), localizado no Largo da Ordem. Por lá, além dos totens para troca de livros, a programação traz uma conversa com membros da APL e uma batalha de rimas do grupo Jogral Periférico.

Na avaliação do presidente da APRE, Fabio Brun, a campanha é importante para incentivar o hábito da leitura e fazer com que novas histórias cheguem a diferentes pessoas, estimulando, assim, a economia circular. Mas, mais do que isso, é uma excelente oportunidade de mostrar que as florestas plantadas fazem parte do dia a dia das pessoas, fornecendo uma matéria-prima renovável, com mínimo impacto ambiental e que dá origem a inúmeros produtos sustentáveis, entre eles o papel utilizado nos livros.

Além de APRE, Embrapa Florestas, Ibá e Abigraf, a ação conta com o apoio institucional de Academia Paranaense de Letras, Editoras CRV e Telaranha, Fupef, Solar do Rosário e Laboratório Benefícios da Floresta da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

 

fonte: Terra/Banda B

imagem destaque: Franklin Freitas


Compartilhe esta página

Menu

Ao continuar navegando, você concorda com a utilização de cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Licença e Direitos.