Em 2022, o famoso programa de televisão Vila Sésamo completa 50 anos de sua estreia no Brasil e, para celeberar, lança novos conteúdos! Entre as novidades, está a mais nova temporada da série Pequenas Aventureiras.
Dividida em quatro episódios de seis minutos, a série – que já está disponível na TV Cultura e no YouTube Kids, além do canal da Vila Sésamo – aborda de forma lúdica e divertida os desafios reais enfrentados por crianças entre 3 e 6 anos.
Ao debater a equidade de gênero no desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes nas cinco áreas da abordagem STEAM – artes, ciências, engenharia, matemática e tecnologia – o objetivo da série é refletir sobre o lugar das mulheres nessas áreas de conhecimento e contribuir para que as meninas se sintam empoderadas desde pequenas para atuar em campos que são tradicionalmente ocupados por homens.
Nessa nova temporada, a novidade é a inclusão da personagem brasileira Bel como protagonista da série, ao lado de Abby e Lola. A nova leva de episódios também introduz a Arte como tema, valorizando os desenhos como formas de registro e expressão das descobertas das aventureiras.
O projeto também contempla a produção de dois vídeos DIYs (Faça Você Mesmo), que convidam os telespectadores a se transformarem em pequenos aventureiros ao recriar a maleta mágica e o diário que as protagonistas utilizam na série.
Pequenas Aventureiras é uma produção da Sabiá Educacional, consultoria em educação e socioambientalismo, e conta com o patrocínio da FTD Educação e da Sotreq. O projeto também prevê a parceria com Secretarias de Educação e o engajamento de mais de 300 educadores de escolas municipais de todo o Brasil, com oficinas culturais que irão impactar diretamente mais de 9 mil crianças.
“Nosso objetivo é que meninas se sintam pertencendo a essas áreas de conhecimento desde pequenas. Queremos evidenciar que elas são totalmente capazes e empoderá-las para desbravar o mundo e seus desafios. Por isso, a série aborda a equidade de gênero no desenvolvimento das competências e será protagonizada por meninas que resolvem problemas e situações cotidianas por meio do pensamento lógico-matemático e científico. Além dos conteúdos visuais na TV e online, o projeto contempla ações em parceria com Secretarias de Educação para engajar educadores e impactar crianças de todo o Brasil, contribuindo para melhorar a qualidade das experiências nas áreas de conhecimento STEAM”, explica Julia Tomchinsky, Diretora de Educação e Impacto Social para o Brasil da Sesame Workshop.
A primeira temporada da série foi lançada no Brasil, México e Colômbia. Além dos episódios disponíveis no canal do YouTube da Vila Sésamo e na TV Cultura, o conteúdo educacional da série foi posteriormente adaptado para cadernos de formação para educadores e caderno de atividades para as crianças de redes públicas de todo o Brasil.
“Desde a estreia da série, em 2017, pudemos ver o interesse que o projeto gerou entre as crianças de todo o Brasil. Por isso estamos animados com o lançamento da nova temporada e dar continuidade a série, que aborda um tema tão relevante como a equidade de gênero nas áreas de Ciências, Matemática, Engenharia”, afirma Daniel Montezano, diretor da Sabiá Educacional.
“Com uma base sólida de quem há 120 anos atua no mercado, a FTD Educação tem como missão transformar a sociedade por meio da Educação. Neste contexto, é importante apoiar projetos como o Pequenas Aventureiras, Monstros em Rede e outros, que trabalham com propostas socialmente responsáveis, de equidade de gênero e que oferecem às crianças uma visão equilibrada da sociedade, mais inclusiva, múltipla e acolhedora, despertando a curiosidade e o interesse”, diz Elizabeth Loureiro, Gerente de Negócios de RH/BP (Business Partner) da FTD Educação.
“É fundamental passar de geração em geração o valor do respeito ao próximo, e nada mais eficiente do que ensinar sobre isso de forma lúdica como a Vila Sésamo apresenta. Além disso, ter uma mulher brasileira como protagonista é muito gratificante e enriquecedor”, afirma Raquel Marques, Gerente de Responsabilidade Social da Sotreq.
A primeira temporada da série estreou em 2017, como parte do canal infantil Gloobinho (confira teaser abaixo). Na TV Cultura, a segunda temporada entra no ar de segunda a sexta, às 8h15.
Acompanhe as datas de lançamento no YouTube:
19/10 às 9h | Festival Pequenas Aventureiras
22/10 às 9h | Oficina Criativa – Maleta Mágica
23/10 às 9h | Episódio 1 – Em busca da Casa da Joaninha
26/10 às 9h | Oficina Criativa – Diário De Aventuras
03/11 às 9h | Clipe Musical – Pequenas Aventureiras
10/12 às 9h | Episódio 2 – O sumiço do aviãozinho de papel
12/02 às 9h | Episódio 3 – O resgate da bola
19/02 às 9h | Episódio 4 – Dinossauros no Jardim
fonte: Vila Sésamo | TV Cultura
teaser: Gloobinho
A programação e as informações descritas neste post estão sujeitas a alterações sem aviso prévio por parte da produção do evento.