Diversos museus estão apostando em uma programação virtual para ajudar as pessoas a se entreterem durante o isolamento social e o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), não ficou de fora. A instituição desenvolveu diversas atividades para serem feitas em casa. E o melhor: as famílias podem se divertir juntas!
Para começar, a realidade virtual é uma das aliadas do MAST. É possível fazer uma visitinha à lua por meio da plataforma SuperViz. Na experiência, as pessoas interagem com a superfície lunar, abrindo textos, fotos e vídeo super informativos. Foi tudo pensado para ser multiplataforma, então dá para acessar por computadores, tablets e smartphones. No caso dos celulares, a visualização fica bem imersiva com uso de headsets de realidade virtual. Clique aqui para conferir.
Quem adora um joguinho também tem uma opção para driblar um pouco o tédio. Aliando conhecimento científico e brincadeira, o game “O que é voar?” usa animações de curta duração para refletir sobre o ato de voar. O aplicativo pode ser acessado por meio do site oficial do Museu. Basta clicar no Menu “Apps Digitais” e baixar o arquivo executável do jogo.
Como também é importante passar um tempo offline, semanalmente o MAST disponibiliza moldes de bonecos de papel para estimular a criatividade dos pequenos. É só imprimir e montar. As figuras representam personalidades e elementos da astronomia e das ciências afins, como o sol, a lua, Albert Einstein e o próprio Museu.
E que tal fazer uma visita virtual ao campus da instituição? Através do WebApp MAST, com navegação simples, o aplicativo conduz o público por um passeio 360° pelo MAST e o Observatório Nacional. Para deixar o tour ainda mais interessante, uma série de locuções exploram curiosidades sobre instrumentos, pavilhões de lunetas e outras edificações. É só clicar aqui.
Para ficar ligado nas novidades online do Museu de Astronomia e Ciências Afins, acesse o site neste link. Quem acompanha o Instagram @museudeastronomia ainda pode conferir as lives com diversos pesquisadores. Entre os assuntos abordados, estão os buracos negros e o céu de abril.
fonte: Catraca Livre
A programação e informações descritas nesse post podem estar sujeitas a alterações por parte da produção do evento sem aviso prévio.