Com o objetivo de estimular o conhecimento sobre o mundo da ciência e despertar o interesse do público infantojuvenil, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) lança uma nova versão do projeto Brincando com a Ciência, uma série de iniciativas para que crianças e jovens percebam que princípios e estudos científicos podem ser identificados em atividades prazerosas. Toda quarta-feira, às 15h, o canal do MAST no YouTube, apresenta um vídeo novo, abordando um tema diferente que ensina o público a realizar uma brincadeira simples ou construir um aparato interessante, utilizando princípios científicos.
A ideia é mostrar que, mesmo em casa, é possível reunir alguns materiais e objetos para criar experimentos divertidos que mostram como a ciência funciona. Os ingredientes? Um armário da bagunça, aquela gaveta cheia de quinquilharias ou ainda aquela caixa cheia de inutilidades. Tudo pode ser utilizado para a experiência.
Ao longo da série de vídeos, o Brincando com a Ciência vai trazer conteúdos apresentando estímulos e experiências sobre temas como luz, cor, movimento, choques e faíscas, visão, percepção, astronomia, matemática, lógica e outros temas. No primeiro episódio, que já está no ar, cujo tema é o Som, a pesquisadora da Coordenação de Educação em Ciências (COEDU/MAST), Taysa Bassallo, ensina como fazer um sino com uma colher, um barbante e um copo. O público vai poder criar o seu próprio dispositivo e entender sobre a vibração que é transmitida por meio da corda e propagada com o ar que está dentro do copo.
Sobre o Brincando com a Ciência
A iniciativa foi criada em 1986 no MAST com o objetivo de oferecer um ambiente interativo em que a brincadeira seja o elemento de aproximação do público com a ciência. Com o aproveitamento de materiais disponíveis em casa, normalmente, como garrafas PET, elásticos e tubos de caneta, são construídos os mais diversos experimentos, como o foguete de água, o boliche ecológico, o detetive químico e o avião magnético. Voltada para toda a família, a atividade utiliza princípios científicos para estimular o pensamento, a capacidade de questionar e a criatividade.
Cada aparato materializa um fenômeno científico que pode ser manipulado pelo usuário e gera situações imprevistas ou curiosas, criando, assim, uma atmosfera alegre e descontraída. O usuário procura em si mesmo possíveis explicações para os fatos e se abre, espontaneamente, para a busca do conhecimento.
Sobre a iniciativa MAST em Casa
Para manter-se próximo de seu público durante o período de isolamento social, o Museu de Astronomia e Ciências Afins realiza a iniciativa MAST em Casa, que reúne ações para levar conteúdo e conhecimento pela internet às pessoas. Esta unidade pesquisa vinculada ao MCTIC vem promovendo atividades que vão desde a Visita Remota ao Museu e a Experiência Virtual O Homem na Lua, até o aplicativo O Que É Voar? e moldes de brinquedos de papel para baixar, imprimir e montar, com temas pertinentes às atividades do Museu.
As séries de brinquedos abordam a exposição O Eclipse: Einstein, Sobral e o GPS (com moldes dos bonecos dos cientistas Albert Einstein e Henrique Morize e também representações da Lua e do Sol), a viagem espacial Missão Apollo 11 (com representações do foguete e dos astronautas Buzz Aldrin, Michael Collins e Neil Armstrong), os 35 Anos do MAST (com moldes de representações lúdicas do Prédio Sede do Museu e do Vitral de Urânia) e os Dedoches do Sistema Solar (moldes para fantoches de dedo, com representações do Sol e dos planetas).
Além disso, são realizadas lives semanais, pelas redes sociais do MAST, com a participação de museólogos e pesquisadores do Museu. No canal do MAST no YouTube também estão disponíveis vários vídeos breves da série Ciência e Cultura em Tempos de Pandemia, com depoimentos de especialistas de diferentes áreas do conhecimento sobre aspectos ligados à pandemia de Covid-19, bem como as playlists das séries Semana Nacional de Museus 2020 e Semana dos Buracos Negros.
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fonte: Museu de Astronomia e Ciências Afins
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