Em julho tem espetáculo novo no Teatro do Piá com entrada franca. A peça “Atravessar o Mar Para Sempre” é voltada ao público infantil e reflete sobre as pessoas que estão em travessia constante, as que não têm morada fixa ou mesmo que tornam o medo um lugar para enfrentar e compreender.
O espetáculo é realizado pelo grupo Teatro de Bagagem e surge da trajetória artística e de amizade dos artistas curitibanos Naiara Parolin e Thiago Dominoni, coordenadores e atores neste projeto. Ambos são pesquisadores do teatro de formas animadas e se juntam neste projeto para criar o primeiro espetáculo do grupo, fruto de estudos sobre a lógica e a poética dos objetos e bonecos. Para somar a esta criação, Dico Ferreira, reconhecido nacional e internacionalmente no teatro de formas animadas, assume a direção do espetáculo.
No enredo, o público é apresentado a quatro personagens que estão diante do mar, entre a busca e a espera de seus familiares perdidos. Nessa viagem, eles tentam reencontrar e afirmar suas identidades.
O espetáculo fica em cartaz em todos os domingos de julho, com sessões sempre às 11h. O Teatro do Piá, que valoriza em sua programação a arte da animação de objetos e bonecos, fica ao lado da Feira do Largo da Ordem, localizada no Centro Histórico de Curitiba.
Os ingressos são gratuitos e distribuídos 30 minutos antes de cada sessão (sujeito à lotação).
Mediação teatral
Juntamente com a temporada do espetáculo, o projeto apresenta uma ação de Mediação Teatral com o público presente no teatro. Ao chegarem ao espaço, as pessoas serão recepcionadas por três estudantes/pesquisadores de teatro que irão conduzir a plateia a uma imersão na temática proposta.
Os estudantes foram selecionados por meio de chamamento direcionado a pessoas em formação na área artística. Após a seleção, os contemplados participaram de um período de pesquisa em Mediação Teatral, orientados pela professora Roberta Ninin.
O projeto foi contemplado no edital de Fomento e Difusão em Artes Cênicas, promovido pela Fundação Cultural de Curitiba. Projeto realizado com recursos do Programa de Apoio de Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba
fonte: Fundação Cultural
A programação e informações descritas nesse post podem estar sujeitas a alterações por parte da produção do evento sem aviso prévio.