Na madrugada entre os dias 20 e 21 de junho, começa o Solstício de Verão na Europa. E nessa época, tradicionalmente, a estrutura neolítica de Stonehenge, na Inglaterra, estaria pronta para celebração anual do evento, que a cada ano costuma reunir cerca de 20 mil pessoas.
Em 2021, o o English Heritage, órgão responsável por gerir monumentos e locais históricos do país, anunciou que, assim como aconteceu em 2020, será feita uma cerimônia virtual, através de streaming ao vivo do local.
Durante a live, além de poder contemplar o pôr do sol e o nascer do sol, que marcam o início do verão no Hemisfério Norte e o dia mais longo do ano, você também poderá curtir uma programação de entrevistas com especialistas sobre o fenômeno.
As lives gratuitas acontecerão em duas ocasiões, com aproximadamente 30 minutos cada, na página oficial do Facebook, no canal do YouTube e na conta oficial do Twitter do English Heritage. Além disso, alguns momentos também serão compartilhados no Instagram e no Tiktok do local.
A primeira transmissão mostrará o pôr do sol no dia 20 de junho, às 21h26 do horário de Londres (17h26 no horário de Brasília). Já a segunda exibirá o nascer do sol, às 04h52 do horário de Londres (00h52 no horário de Brasília). As lives também ficarão salvas na página do Facebook para serem assistidas a hora que quiser.
Stonehenge
Não se sabe ao certo por qual motivo Stonehenge foi construído ou como os blocos de pedra, que pesam uma média de 25 toneladas, foram transportados até lá. Porém, ficou evidente que esse era um local de grande importância ritual. Resquícios de corpos humanos cremados foram encontrados no local, o que sugere que ele também tenha sido uma espécie de cemitério da Idade da Pedra.
Atualmente, o local atrai turistas durante todo o ano e é cenário para uma festa especial de solstício de verão. A celebração se estende da madrugada ao amanhecer ao som de cantos e de instrumentos de percussão – álcool e música amplificada são proibidos.
Além de curiosos em geral, o evento atrai pessoas pagãs ou que acreditam na antiga religião druida, que defende, entre outras coisas, os rituais baseados nos ciclos solares e lunares. Por isso, é comum ver pessoas usando batas, capas, chapéus, coroas de flores e outros adereços.
Para assistir as lives clique nos links abaixo:
YouTube: clique aqui
Facebook: clique aqui
Twitter: clique aqui
fonte: English Heritage/Viagem Turismo
A programação e informações descritas nesse post podem estar sujeitas a alterações por parte da produção do evento sem aviso prévio.