A forma de consumir cultura mudou. Isso vale para os adultos e também para as crianças. É chegado o momento de usar a tecnologia a favor do desenvolvimento infantil, sobretudo no âmbito cultural visto que as crianças estão afastadas, e assim devem permanecer por tempo indeterminado, de toda e qualquer manifestação cultural presencial. Antenada a esse cenário, a produtora Parabolé Educação e Cultura anuncia a primeira edição online da Mostra Curitibim de Música para Crianças.
Ao contrário dos anos anteriores, quando lotava o Guairinha com um espetáculo musical, a terceira edição será em outro palco: a internet. A transmissão será pelo Canal Parabolé, no YouTube, no dia 3 de outubro às 16h.
O público poderá assistir de casa ao show que trará 5 artistas que se dedicam a estudar, produzir e apresentar música para crianças. Eles foram selecionados depois de se inscreverem e passarem pelos critérios estudados por dois grandes nomes da cena musical curitibana, Rosy Greca e Milton Karam. Depois de avaliarem letras e melodias eles destacaram cinco nomes entre os 72 participantes de diferentes partes do Brasil: Paulo Nadal, de Curitiba; Manaká e Beto Mejía de São Paulo; Encantoré de Campinas; e Roni e as Figurinhas do Rio de Janeiro.
Como prêmio, cada artista selecionado recebeu R$ 3 mil reais. “O Curitibim foi feito para mostrar o quão diversa e criativa é a canção feita para crianças no Brasil. A Mostra evidencia a qualidade de nossos compositores e ajuda a ampliar o contato das crianças, pais e educadores com referências musicais mais plurais”, explica Nélio Spréa, sócio da produtora e idealizador da mostra. Além do prêmio em dinheiro, os artistas ganham mais visibilidade ao participarem do Curitibim, pois o evento já está se tornando referência em mapeamento da produção musical infantil.
Quem acompanhar ao vivo também irá concorrer a um mega kit Curitibim com diversos álbuns musicais, livros e surpresas. Para acompanhar basta se inscrever no Canal Parabolé no YouTube e também seguir as redes sociais @parabole.com.br para conferir os bastidores desse evento cultural. O Curitibim é um projeto realizado com o apoio do Programa de Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba, com o apoio da Ademilar Consórcio de Investimento Imobiliário.
Os selecionados
Beto Mejía (São Paulo) – é compositor, músico, produtor musical e cultural. Já tocou em todo o Brasil, ganhou diversos prêmios como: Prêmio Multishow, Video Music Brasil MTV, Prêmio Orixalé do Afroreggae, entre outros. Teve a oportunidade de tocar com músicos como: André Abujamra, Fernanda Takai, Hamilton de Holanda, Yamandu Costa, Letieres Leite, Lenine, entre tantos outros. Como produtor cultural, produziu em Brasília o Festival de Música Móveis Convida de 2005 a 2015.
Encantoré (Campinas) – traz canções próprias que passeiam nos mais variados cantos da imaginação. São músicas que fazem rir e envolvem a todos com sons, histórias e mistérios! A banda nasceu em 2011 e é formada por Juliana Vergueiro (voz e percussão) e Rafael Vanazzi (voz e sanfona), e agregou a linguagem teatral para ampliar a comunicação com o público. Dois CD`s foram gravados: “O que você vai ser quando crescer” e “Gira-Gira”. O primeiro possui uma versão em espanhol e um DVD. Já foram mais de 500 apresentações, principalmente em escolas da rede pública de Campinas, percorrendo os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais
Manaká (São Paulo) – Lívia Izar e Xico Abreu são idealizadores, compositores e os cantores que lideram a banda Manaká, que foi recomendada como um dos 8 melhores trabalhos de música para criança pelo Jornal O Globo. O Manaká é uma dupla lançada pela TV Cultura, realmente comprometida com qualidade e valores para o bem viver de crianças e famílias do Brasil. As músicas são autorais, sensíveis, poéticas e divertidas. Todas inspiradas no cotidiano em família.
Paulo de Nadal (Curitiba) – é compositor, cantor e músico; autor de diversas canções para o público infantil e para as bandas autorais que integrou (como Mordida, Badulaque, Emílio & Mauro, entre outras), além de trilhas para teatro e cinema. Graduado em Artes Plásticas pela Faculdade de Artes do Paraná (2001) e Pós-graduado em Arte Educação, pela Faculdade de Artes do Paraná (2002), atua como professor de musicalização nas Escolas Trilhas, Projeto 21 e Gente Alegre, todas em Curitiba-PR.
Roni e as Figurinhas (Rio de Janeiro) – é um mergulho no mundo musical das composições de Roni Valk feitas para e sobre infâncias. Seu álbum de estreia foi selecionado para o Prêmio da Música Brasileira 2018 e tem participações especiais de Maria Alcina, Áurea Martins e Suzana Salles, três cantoras consagradas da nossa música. Roni e As Figurinhas conta com dezenas de apresentações por palcos cariocas, pelo estado do Rio de Janeiro e turnê internacional por Taiwan.
Para assistir ao show no YouTube, clique aqui.
https://www.facebook.com/nelio.sprea.3/videos/3402837413103030/
fonte: Parabolé Educação e Cultura
A programação e informações descritas nesse post podem estar sujeitas a alterações por parte da produção do evento sem aviso prévio.