A Prefeitura de Araucária, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), está promovendo a “Semana Mundial do Meio Ambiente” com uma série de eventos, exposições e atividades educativas que visam conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental. O evento teve início nesta segunda-feira (5/6), data que marca o “Dia Mundial do Meio Ambiente“, e seguirá até quarta-feira (7/6).
A abertura oficial do evento conta com a participação do projeto “Arte e Vida APAE“, que realiza apresentações da peça teatral “As aventuras de Bryan“. O espetáculo aborda a Saúde Ambiental, destacando os aspectos que afetam a qualidade de vida humana, como fatores físicos, químicos, biológicos, sociais e psicológicos presentes no meio ambiente.
Outra ação de conscientização ambiental que será realizada durante a semana é o projeto “Microlixo“, promovido pela Secretaria Municipal de Educação. Quinze escolas da rede municipal de ensino estão participando da criação de esculturas que representam seres vivos, destacando o micro lixo presente em seu interior. Essas esculturas serão divulgadas nas redes sociais da Secretaria de Educação, juntamente com gravações e entrevistas realizadas nas unidades educacionais.
Com o objetivo de chamar a atenção da população sobre os impactos da poluição plástica, uma intervenção intitulada “Combate à Poluição Plástica” está ocorrendo no Terminal Central, Terminal Angélica, Paço Municipal, SMMA e Biblioteca Pública Casa da Cultura. A exposição consiste em fardos de plásticos, demonstrando de forma visual os problemas causados pelo descarte inadequado desse material.
Nesta terça (6/6), gestores do meio ambiente estão reunidos no Centro de Processamento e Triagem de Materiais Recicláveis. Durante o encontro, estão sendo apresentadas as instalações do centro e realizada uma discussão sobre as problemáticas relacionadas aos cursos hídricos e áreas de preservação permanentes municipais. Além disso, está prevista uma reunião do conselho com pauta reduzida.
Ainda na terça, o projeto “Arte e Vida” se apresentará no CMEI Filomena, abordando novamente a temática da Saúde Ambiental. As apresentações têm como objetivo conscientizar as crianças sobre os aspectos que afetam a qualidade de vida, ressaltando a importância de um ambiente saudável.
As postagens educativas sobre o Dia do Meio Ambiente continuam sendo realizadas nas redes sociais da Secretaria Municipal de Educação. Através de cards educativos, são abordados temas como meio ambiente, elementos da natureza, conscientização ambiental, sustentabilidade, preservação dos ecossistemas e importância da biodiversidade. Esses materiais são enviados online para as unidades educacionais, visando promover a articulação do trabalho educativo com toda a comunidade escolar.
No dia 07 de junho, servidores municipais participarão do evento “Meio Ambiente por Inteiro“, que ocorrerá no Parque Cachoeira. Serão realizados exercícios de reconexão consigo mesmo e com o meio ambiente, além de uma ação educativa sobre a gestão de resíduos sólidos no ambiente profissional.
Também no dia 07, o projeto “Arte e Vida” fará sua última apresentação no CMEI Filomena. A peça teatral abordará novamente a Saúde Ambiental, buscando conscientizar as crianças sobre os fatores que afetam a qualidade de vida.
Como parte das atividades educativas, será realizado um curso de extensão para professores com a temática socioambiental na Escola de Gestão. O curso tem como objetivo proporcionar uma formação continuada aos professores dos espaços educacionais diferenciados da Rede Municipal de Educação, como o Clube de Ciências Augusto Ruschi e a Oficina de Arte de Araucária. Durante o curso, serão discutidas as principais temáticas socioambientais e sugeridas práticas diversificadas para serem aplicadas em sala de aula.
Por fim, uma palestra sobre a gestão de resíduos sólidos será realizada aos colaboradores do Hospital Municipal de Araucária.
Confira a programação completa:
05/06 Segunda-feira
-Abertura oficial projeto Arte e Vida APAE – 9h e 14h30 na Escola Rui Barbosa
-Apresentação da peça “As aventuras de Bryan” com presença de convidados da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Educação e Saúde – 10h e 13h na Escola Rui Barbosa
-Divulgação da ação de conscientização ambiental: Microlixo (smed-dap) em 15 escolas da rede municipal de educação
-Postagens educativas sobre o dia do meio ambiente (smed-dap) nas redes sociais da Secretaria Municipal de Educação
Intervenção “Combate a poluição plástica” no Terminal Central, Terminal Angélica, Paço Municipal, SMMA e Biblioteca Pública Casa da Cultura
06/06 Terça-feira
– Integração de gestores do meio ambiente no Centro de Processamento e Triagem de Materiais Recicláveis – 9h
– Projeto Arte e Vida CMEI Filomena – 8h30 e 13h30 na CMEI Filomena
– Divulgação da ação de conscientização ambiental: MICROLIXO (smed-dap) em 15 escolas da rede municipal de educação
– Postagens educativas sobre o dia do meio ambiente (smed-dap) nas redes sociais da Secretaria Municipal de Educação
– Palestra HMA HMA – 15h no Hospital Municipal de Araucária
07/06 Quarta-feira
– Meio ambiente por inteiro (Servidores Municipais) no Parque Cachoeira – 8h
– Projeto Arte e Vida CMEI Filomena – 8h30 e 13h30 na CMEI Filomena
– Curso de extensãp para professores com a temática socioambiental (smed-dap) na Escola de Gestão
– Postagens educativas sobre o dia do meio ambiente (smed-dap) nas redes sociais da Secretaria Municipal de Educação
– Palestra HMA HMA – 15h no Hospital Municipal de Araucária
fonte: Prefeitura de Araucária
A programação e as informações descritas neste post estão sujeitas a alterações sem aviso prévio por parte da produção do evento.
