Gratuito Literatura

Programação das Casas da Leitura marca o Mês da Consciência Negra

DE 16/11/2022 A 30/11/2022
Programação das Casas da Leitura marca o Mês da Consciência Negra

Em novembro, autores negras e negros são o destaque da programação das Casas da Leitura de Curitiba. As atividades objetivam fazer circular a produção literária afro-brasileira e são diferentes em cada uma das 17 bibliotecas públicas da Fundação Cultural de Curitiba.

O Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, marca a data da morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. A data foi instituída no Brasil como Dia de Zumbi e da Consciência Negra pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011.

A programação nas Casas da Leitura abrange a oferta de livros e textos em varais e expositores temáticos, exibição de filmes, debates, rodas de leitura e contação de histórias. A intensão é promover ações culturais e informativas durante o mês de novembro para celebrar a igualdade racial e a consciência negra na cidade.

Autores negros nacionais e estrangeiros com títulos que vão da literatura infantil à adulta também fazem parte de discussões, como o poeta e escritor angolano Ndalu de Almeida, o romancista Ferréz, o cantor Emicida.

Para as crianças, uma das atrações foi a contação de histórias do livro de Lázaro RamosSinto o que Sinto“, no dia 21 de novembro, na Casa da Leitura Hilda Hilst. No dia 25, às 15h, no mesmo local, teve roda de leitura do livro infantojuvenil Esmeralda, de Ferrez.

Até o dia 30, tem expositor infantil na Casa de Leitura Dario Vellozo, das 8h30 às 17h30, com livros de autoras e autores negros para crianças. A biblioteca fica no Boa Vista. A classificação é livre.

Para os adultos, entre as produções de mulheres negras da literatura, há poemas da autora negra curitibana Laura Santos, conhecida como “Pérola Negra” e uma das fundadoras da Academia José de Alencar.

Debates sobre textos de Chimamanda Ngozi Adichie e bate-papo com obras de Conceição Evaristo, Carolina de Jesus e Jahid Arraes também fazem parte da programação de novembro.

 

Confira a programação completa aqui.

 

foto destaque: Cido Marques

fonte: Fundação Cultural de Curitiba

A programação e as informações descritas neste post estão sujeitas a alterações sem aviso prévio por parte da produção do evento.

Quando

até 30/11

Onde

Casa da Leitura Dario Vellozo
Av. Paraná, 3600 – Lj. 23 – Bacacheri

 

Casa da Leitura Maria Nicolas
Rua Santa Bertila Boscardin, 213 – Santa Felicidade

 

Casa da Leitura Nair de Macedo
Rua da Capitania, 57 – Guabirotuba

 

Casa da Leitura Osman Lins
Av. Winston Churchill, 2033 – Capão Raso

 

Casa da Leitura Miguel de Cervantes
R. Cel. Dulcídio – Praça da Espanha s/n – Bigorrilho

 

Casa da Leitura Wilson Martins
Av. Mal. Floriano Peixoto, 8430 – Boqueirão

 

Casa da Leitura Vladimir Kozák
R. Padre Júlio Saavedra, 588 – Uberaba

 

Casa da Leitura Marcos Prado
R. Pastor Antônio Polito, 2200 – Alto Boqueirão

 

Casa da Leitura Wilson Bueno
Av. Rep. Argentina, 3430 – Água Verde

 

Casa da Leitura Laura Santos
R. Olivardo Konoroski Bueno, 100 – Tatuquara

 

Casa da Leitura Walmor Marcellino
R. Lupionópolis, 750 – casa 12 – Sítio Cercado

 

Casa da Leitura Paulo Leminski
R. Agenor Pierri, 32 – Cidade Industrial De Curitiba

Quanto

gratuito


Compartilhe esta página

Muralzinho no Face

‼️DISTRIBUIÇÃO GRATUITA de mudas de PAU-BRASIL‼️Oooopa! Cola aqui 👇Na semana do aniversário do Descobrimento do Brasil (22 de abril de 1.500), a Prefeitura de Curitiba fará distribuição gratuita de uma espécie inédita: o pau-brasil. 📍 As distribuições serão feitas na manhã desta terça-feira (23/04), em todas as regionais de Curitiba. Regional Bairro NovoRegional CICRegional Boa VistaRegional BoqueirãoRegional CajuruRegional MatrizRegional PinheirinhoRegional PortãoRegional Santa FelicidadeRegional TatuquaraSerão doadas 5 mil espécies e metade será de pau-brasil. Cada Rua da Cidadania vai disponibilizar 500 mudas à população (250 de pau-brasil).Além do pau-brasil, os interessados poderão coletar espécies nativas, como sibipiruna e ipês de cores variadas, e frutíferas, como pitanga e jabuticaba, cultivadas no Horto Municipal da Barreirinha.Tem os endereços das Regionais e quer saber o horário certinho para retirar a sua mudinha? Pede no direct/mensagem privada que envio! 🪴💛 ... Ver maisVer menos
Siga nossa página

Sua marca no Muralzinho

Anuncie aqui

Menu

Ao continuar navegando, você concorda com a utilização de cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Licença e Direitos.