Já pensou em conhecer alguns pontos turísticos de Curitiba em miniatura? Até fim de dezembro, quem passar pelo Memorial de Curitiba pode curtir a exposição “Tempo e Memória”, que faz um tour por Curitiba através de maquetes, documentos manuscritos, fotografias e filmes, desde sua fundação até os dias atuais.
Fruto de seis meses de pesquisa e dois de montagem, a exposição reúne um acervo vasto sobre a cidade. Entre as obras, estão a primeira imagem de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais e quadros pintados por Theodoro de Bona sobre as origens da capital paranaense.
Os visitantes podem caminhar pela evolução da cidade desde a fauna pré-histórica aos paleoíndios que caminharam pelo atual solo curitibano há cerca de 15 mil anos, conhecer a formação de Curitiba desde a fundação, em 1693, e percorrer os ciclos econômicos da mineração, do tropeirismo e da erva-mate.
Também ganha destaque na mostra a presença dos imigrantes europeus que chegaram por aqui depois dos portugueses e dos afrodescendentes, ajudando a mudar o rosto da antiga capital da província do Paraná, no século XIX, para a cidade de quase 2 milhões de habitantes que se tornou referência mundial em inovação.
O antigo e a tecnologia
Concebida como um evento cultural e didático, o início da mostra coloca os visitantes em contato interativo com a chamada Ave do Terror – um dos animais de grande porte que habitaram a região de Curitiba há cerca de 40 milhões de anos.
Personagem de animação e de realidade ampliada especialmente criada para a mostra, a ave tinha cerca de 2 metros de altura, não voava e se alimentava de carne. Essas informações foram obtidas a partir do estudo dos vestígios fósseis localizados há cerca de cinco anos no geossítio Formação Guabirotuba, na atual CIC.
Informações sobre o bicho poderão ser obtidas por meio de recursos variados, desde os tradicionais painéis até áudio-guias oferecidos em três idiomas e aplicativo para smartphone. A tecnologia também permitirá “tocar” a ave e tirar fotos ao lado dela.
A exposição tem classificação indicativa livre e funciona de terça a sexta, das 9h às 12h e 13h às 18h; sábados domingos e feriados, das 9h às 15h. A entrada é gratuita.
fonte: Prefeitura de Curitiba
A programação e as informações descritas neste post estão sujeitas a alterações sem aviso prévio por parte da produção do evento.