O clássico conto infantil “Pinóquio“, originalmente escrito pelo escritor italiano Carlo Collodi, tem ganhado versões das mais variadas com o passar das décadas, desde seu lançamento, em 1883. No dia 09 de dezembro, a Netflix lançou mais uma adaptação da história. Desta vez, o bonequinho de madeira ganha o olhar do diretor mexicano Guillermo del Toro. Uma produção já premiada e que rendeu indicação de Melhor Animação no Oscar 2023.
Del Toro é cineasta, roteirista e produtor. Nasceu em Guadalajara, em 09 de outubro de 1964. Tem sido premiado por seus filmes de fantasia, entre eles: O Labirinto do Fauno (2006) e A Forma da Água (2017). Estudou cinema no Centro de Investigación y Estudios Cinematográficos. Também se especializou em efeitos especiais e maquiagem com o artista Dick Smith, trabalhando por 10 anos nesse segmento dentro do cinema.
O diretor ainda acumula diversos prêmios e honrarias pelos seus trabalhos, incluindo um Oscar. Em “Pinóquio”, o cineasta optou por trabalhar com uma técnica elaborada de animação chamada de stop-motion, onde filmou quadro a quadro usando modelos reais. A obra tem chamado a atenção da crítica, tendo sido já premiada na 50ª edição do Annie Awards, considerado o “Oscar da animação”. Além disso, ganhou o título de Melhor Animação na premiação do Oscar 2023.
Confira o trailer oficial da Netflix:
fonte: Netflix
A programação e as informações descritas neste post estão sujeitas a alterações sem aviso prévio por parte da produção do evento.