Onde estão as famílias aventureiras? Quem está disposto a viver fortes emoções, seja na terra, na água ou no ar?
Trouxemos a você algumas ideias de passeios de aventura para curtir em família! Preparado?
Confira abaixo as opções:
NA TERRA
VILA VELHA – 90 km de Curitiba
Sob a gestão de uma nova equipe administrativa, o Parque Vila Velha passou por várias melhorias. Entre os atrativos já tradicionais estão os arenitos, as furnas e a lagoa. As novidades ficam por conta dos brinquedos, como a tirolesa que atravessa o vão-livre entre as duas extremidades mais distantes da Furna 2. Além disso, o Parque conta agora com passeio de Balão Estacionário. Cada voo dura, em média, 10 minutos em uma altura próxima de um edifício de cinco andares (15m). Do alto, é possível observar toda a nossa natureza de um ângulo único e exclusivo.
GRUTA DO BACAETAVA – 50km de Curitiba
Esta atração é localizada dentro do Parque Municipal Gruta do Bacaetava, em Colombo. Para encontrar a tão famosa gruta, o visitante deve percorrer aproximadamente 200 metros de caminhada, que é feita em cima de passarelas. Os guias fornecem lanternas para que os aventureiros possam ver com detalhes as formações rochosas. O passeio dura, em média, 40 minutos. A gruta tem 600 milhões de anos e conta com visitação gratuita.
MORRO 3 BARRAS/RECANTO SALTO BOA VISTA – 45km de Curitiba
A Chácara e Recanto “Morro Três Barras” está situada no distrito de Bateias, na cidade de Campo Largo. O local abriga os mais variados tipos de flora e fauna típicos da região. É possível contemplar de perto animais em seu habitat natural. No espaço, também pode-se encontrar a maior cachoeira da região metropolitana de Curitiba, além de uma queda d’água incrível. A área conta com um Morro de mais de 1,2 mil metros de altitude, com duas balanças infinitas no topo e um Café Rural completo.
MORRO DO CAL – 35km de Curitiba
O Morro do Cal, localizado em Campo Largo, é uma ótima opção para quem está começando atividades de trilha e montanhismo. O ponto forte é a linda paisagem que permite uma visualização 360º da região, avistando cadeias de montanhas e as cidades ao fundo. A trilha não apresenta desafios técnicos, somente desafios de resistência pela caminhada. Com aproximadamente uma hora, o participante chega ao cume de mais de mil metros de altitude.
CÂNION GUARTELÁ – 200km de Curitiba
O Cânion Guartelá é um desfiladeiro brasileiro situado entre os municípios de Castro e Tibagi, no Paraná. É considerado o sexto maior do mundo em extensão e o mais longo do Brasil. Ele é uma garganta retilínea com cerca de 30 km de extensão e desnível máximo de 450 metros. Dentro dele está o Parque Estadual do Guartelá, criado em 1992 e formado por um ecossistema extremamente rico e com inúmeras atrações naturais. São várias quedas d’água, corredeiras, formações areníticas, vales profundos e inscrições rupestres que podem ser conhecidas através de trilhas em meio à flora e fauna.
TUNAS DO PARANÁ E CERRO AZUL – 84,3 km de Curitiba
Está localizado nos municípios de Tunas do Paraná e Cerro Azul o primeiro Parque Estadual criado para conservar o Patrimônio Espeleológico do Paraná (que estuda as cavidades naturais). A Gruta dos Jesuítas é o cartão-postal do local e reconhecida como a 5ª maior caverna do estado. As visitas são permitidas desde que acompanhadas pelos condutores que trabalham no parque. O passeio contempla os 550 metros internos em um trajeto de aproximadamente 1 hora de duração. Não é indicado para quem tem medo do escuro, pois dentro da gruta a ausência de luz é total.
GRUTAS DO VARZEÃO E DÁ A VOLTA – 133km de Curitiba
Estão localizadas a 133 km de Curitiba as duas maiores cavernas já catalogadas no Paraná: a Gruta Dá a Volta, com 2,5 mil metros de extensão, e a Gruta do Varzeão, com 1,9 mil metros. Ambas próximas do centro da cidade Doutor Ulysses. Perto da Gruta do Varzeão ainda fica localizada a comunidade quilombola que leva o mesmo nome. A comunidade é certificada pela Fundação Palmares, desde 2006, e é um ponto turístico conhecido nas redondezas.
OBSERVATÓRIO ORNITOLÓGICO NASCENTES DO IGUAÇU – 37km de Curitiba
Já para quem gosta de animais, uma boa opção é a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Observatório Ornitológico Nascentes do Iguaçu, em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. A área de 11,72 hectares ajuda a preservar uma grande quantidade de fauna e flora paranaenses, com destaque para 458 espécies de aves nativas. Para apreciar essa variedade, os visitantes podem subir em uma torre de observação de 13 metros de altura, além de passear por três trilhas que proporcionam um contato direto com a vegetação.
NA ÁGUA
CACHOEIRA DO PANELÃO – 60km de Curitiba
Cerca de uma hora de estrada separa Curitiba de um recanto natural que atrai turistas há anos. É a Cachoeira do Panelão, que ganhou o nome por conta de seu grande poço d’água, uma atração refrescante e segura. A propriedade fica numa área privada e a entrada depende das condições climáticas e do movimento do rio, monitorados pelos proprietários. A profundidade varia entre poucos centímetros e sete metros, dependendo das chuvas.
PASSAÚNA PADDLE CLUB – 15km de Curitiba
O Passaúna Paddle Club, localizado às margens da represa de mesmo nome, disponibiliza para a locação dos visitantes: stand up paddle, canoa havaiana, caiaques (simples, duplos e triplos), bicicletas e triciclos. Além disso, o local também é equipado com um contêiner externo, com lanches e bebidas para o público relaxar e recuperar as energias.
RECANTO SALTINHO – 80km de Curitiba
O Recanto Saltinho é um parque de lazer localizado em Tijucas do Sul. O local preserva a natureza e as águas do Rio da Várzea. Um espaço ideal para descansar e passear com a família e amigos. Na área é possível fazer piquenique, acampamento, e relaxar no restaurante em frente à cachoeira.
BURACO DO PADRE & CACHOEIRA DA MARIQUINHA – 120 km de Curitiba
O complexo Buraco do Padre tem uma super estrutura, com parquinho, cama elástica e até uma tirolesa. A cachoeira tem 30 metros e fica dentro de uma furna. Já a Cachoeira da Mariquinha forma uma lagoa em sua base, ideal para as crianças brincarem. Importante: compre ingresso antecipado para o Buraco do Padre, é sempre muito concorrido.
NO AR
EKÔA PARK – 85km de Curitiba
O Ekôa Park é um paraíso ecológico dentro da maior área contínua remanescente da Mata Atlântica. Localizado em Morretes, o local ocupa uma área privilegiada destinada ao lazer, entretenimento, educação ambiental e desenvolvimento profissional. O parque foi criado a partir da necessidade de proteger e preservar uma reserva de 238 hectares da Floresta Atlântica. No Ekôa, existem diversos tipos de trilha, como a Trilha do Peabiru, a Trilha da Mata e a Trilha das Aves. No espaço também é possível brincar de arvorismo, tirolesa, bolha humana e ainda fazer um voo cativo e rapel de balão.
PASSEIO DE BALÃO – 25km de Curitiba
Ter uma visão panorâmica das fazendas, lagos e montanhas da região. Desfrutar da calma velocidade do vento e de uma incrível sensação de paz e de tranquilidade. Essas são algumas das emoções que os voos de balão da Quero Voar de Balão proporcionam. O passeio atinge uma altura de 30 a 50m onde é possível contemplar grandes paisagens. Em dias de céu limpo, a altura pode chegar a 500m. A velocidade média varia entre 5 a 30km/h.
Outra alternativa de passeios de balão é do Departamento de Turismo de Campo Largo. O passeio no ar depende das condições climáticas e dura cerca de uma hora, mas a aventura toda tem duração de três horas e meia, com instruções de voo e preparação do balão (utilizando ar frio para, em seguida, receber jatos de fogo). Os voos acontecem pelo amanhecer e no fim da tarde, normalmente às 7h e às 16h. Mais informações em (41) 3291-5229 (Departamento de Turismo de Campo Largo).
E aí, curtiu? Então, bora programar as aventuras que você vai viver em família!
fonte: Curiti.Kids/Recanto Salto Boa Vista/Aventura Curitiba / Departamento de Turismo de Campo Margo
A programação e as informações descritas neste post estão sujeitas a alterações sem aviso prévio por parte da produção do evento.