O centro de Curitiba recebe mais uma vez o Ônibus Museu. O veículo adaptado como espaço cultural sobre rodas estaciona no Calçadão da Rua XV de Novembro, entre a Praça Osório e o Bondinho, no sábado, dia 22 de junho, das 9h às 13h30.
Lançado em maio, o Ônibus Museu conta com 14 estações, equipadas com painéis, projetores, óculos de realidade virtual, telas sensíveis ao toque, jogos de montar e tablets, entre outros equipamentos que permitem uma experiência de interação. Obras de arte reais e reproduções também fazem parte do acervo do museu móvel. Além disso, artefatos indígenas, produções de artistas curitibanos, como Poty Lazzarotto, fotografias e mapas antigos decoram algumas de suas paredes.
No espaço externo, duas caixas de areia fixadas à carroceria reproduzem canteiros de escavações paleontológicas e arqueológicas. Pincéis e lupas estão disponíveis para que o visitante faça sua própria escavação, desenterrando réplicas de fósseis e artefatos criados pelos primeiros humanos a povoar Curitiba.
O conteúdo do Ônibus Museu aborda três temas: história, paisagem urbana de Curitiba e museologia. Interligando tudo isso, revela desde a pré-história na região da capital paranaense até a formação da metrópole moderna, com suas paisagens, mistura de etnias e interferências artísticas. Temas como a compreensão do que é um museu e como aproveitar melhor a experiência de visitá-lo também são destacados.
O projeto Ônibus da Cultura, que engloba tanto o Ônibus Palco como o Ônibus Museu, é realizado pelo Solar do Rosário, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Especializado em arte e cultura, é uma empresa privada que realiza cursos, exposições, livros, festivais e outros eventos artísticos. Fundando há 26 anos, tem sede no centro histórico de Curitiba.
A entrada é gratuita e tem classificação indicativa livre.
fonte: Fundação Cultural de Curitiba
A programação e informações descritas nesse post podem estar sujeitas a alterações por parte da produção do evento sem aviso prévio.