Ao ar livre Festival de Curitiba Gratuito

O que assistir de graça com a criançada no Festival de Curitiba 2025

DE 01/04/2025 A 06/04/2025
O que assistir de graça com a criançada no Festival de Curitiba 2025

O Festival de Curitiba está chegando e o Muralzinho de Ideias não quer que você perca essa oportunidade tão especial de fazer sua criança vivenciar a arte com intensidade. Esse é um evento múltiplo, que conta com diversas mostras. Várias delas apresentam em sua programação opções de espetáculos gratuitos para o público infantil, ou seja, não há desculpa para ficar em casa entre os dias 24 de março e 6 de abril.

Entre as mostras que trazem montagens para crianças e adolescentes está o Fringe. Trata-se de um evento aberto. Nele, as companhias podem se inscrever sem passar pelo crivo de uma curadoria para serem selecionadas. O bacana é que ele apresenta uma rica variedade.

Há companhias de teatro, música, dança, bem como outras vertentes artísticas, de várias partes do Brasil e de outros países. Há também diversas opções a céu aberto e, portanto, gratuitas e com classificação livre, e também é possível encontrar sessões em teatros que funcionam no formato “pague quanto vale”.

Ainda dentro do Fringe, acontecem a Mostra Surda de Teatro, a 3ª Mostra Fexo de Teatro Unespar, a Animarua – Mostra de Teatro de Formas Animadas de Rua, o Circuito Independente, entre outras montagens

Confira algumas ideias do Muralzinho para você prestigiar o Festival de Curitiba com a criançada:

 

Gratuito – Guritiba

Música para depois da aula – “O Menino Maluquinho – O Show”
Datas/Local:
1/4 (ter) 19h – Teatro Bom Jesus

“O Menino Maluquinho – O Show” é um espetáculo que celebra as infâncias e as crianças dentro de um contexto brincante e cantado. As canções de Rosy Greca foram compostas para as montagens teatrais de Curitiba na década de 80, ambas dirigidas por Fátima Ortiz. Neste show musical, que ainda mistura as narrativas e a estética do teatro, as músicas trazem como fio condutor o tempo das infâncias, a escola, a turma do Menino Maluquinho e suas peripécias, viver, crescer, sonhar, aprender e crescer… Está aí a grande ‘sacada’ de Ziraldo, escritor e ilustrador da obra que encanta gerações há 45 anos, desde o seu lançamento. O show é uma releitura da obra com as canções de Rosy Greca e com elas homenageamos Ziraldo e todos os fazedores de arte para crianças.

Ficha Técnica
Direção Artística: Guga Cidral
Direção Musical: Daniel Arenhart
Produção Executiva: Cris Bezerra
Assistência de Produção: Mariana Fialho
Elenco: Ithyara Tainá, Jana Brum, Luana Godin, Guga Cidral, Daniel Arenhart, Ramon Campos e Fabinho de Souza
Equipe Técnica: Pedro Henrique e Wilson Lirou

 

Elefanteatro

Datas/Local:
5/4 (sab) 14h30 – Passeio Público
6/4 (dom) 14h30 – Teatro da Vila

Um enorme elefante, um ser sagrado, um ser místico, um ser gigante, caminha acompanhado por uma multidão que ele mesmo forma. Ele aparentemente vem sozinho, sem carregar nada, mas dentro dele há muitas memórias. Um elefante nunca esquece. Dentro dele cabe um mundo. O grande animal cênico tem tripulantes dentro dele, que ele carrega em uma longa jornada, pessoas que ele resgata no caminho por onde ele passa. Eles foram socorridos pelo Elefanteatro e esperam chegar em um lugar bom. Quem precisa de abrigo é sempre o outro, até sermos nós mesmos. No caminho do elefante sempre haverão outros a serem resgatados.

Ficha Técnica:
Direção Geral e Dramaturgia: Eduardo Felix
Direção dos Narradores: Anna Campos
Direção Musical: Tatá Santana
Elenco: Aurora Majnoni, Cora Rufino, Denilson Tourinho, Anna Campos, Igor Godinho, Isabela Arvelos, Liz Schrickte, Mauro Carvalho, Pâmela Rosa e Tatá Santana
Trilha Sonora: Tatá Santana e Eduardo Felix
Construção de Bonecos: Márcio Miranda, Mauro Carvalho, Aurora Majnoni, Analu Alves, Débora Costa, Denilson Tourinho, Igor Godinho, Liz Schrickte, Robert Cecílio e Tom Alonso
Figurinos: Eduardo Felix e Michaela Drumond
Cenotécnico: Nilson Santos
Coreógrafo: Leandro Belilo
Designer de Som: Vinícius Alves
Técnica de Som: Debris Oliveira
Coordenação de Produção: Ju Abreu
Designer e Assessoria de Imprensa: Liz Schrickte
Gestão Financeira: Afinal Cultura

 

Gratuito – Fringe Rua Curitiba

Piá Azul: onde está o seu coração?
Datas/Local:
1/4 (ter) 10h – Praça Santos Andrade
2/4 (qua) 14h – Praça Osório/Boca Maldita

O espetáculo de papelão traz as cores da nossa cultura para reviver com as crianças (pequenas e crescidas) sonhos adormecidos e amizades esquecidas. A origem da palavra “piá” vem do Guarani e significa “coração que anda por aí”! Os indígenas chamavam carinhosamente seus filhos de “tchê piá”, que significa “meu coração”. Onde estão as nossas crianças e os seus sonhos? Contamos a história da criança curiosa que deseja encontrar (ou ser encontrado) por um burrinho que saiba ler e que sai em busca do seu sonho, na carona de um barquinho de papel, passeia por diferentes lugares e, no caminho do rio ao mar, encontra nos detalhes e nos encontros inesperados os presentes que a vida pode nos dar.

Ficha Técnica:
Dramaturgia e Direção: Pedro Ziroldo
Visualidades: Heriveuto Augusto de Souza
Sonoplastia: Pedro Ziroldo
Elenco: Francielly da Silva Veiga, Juscileia Telma Amaral, Heriveuto Augusto de Souza e Pedro José de Freitas Ziroldo
Produção: Michele Aparecida Nakajima Gabriel.

 

Um Passarinho me contou
Datas/Local:
4/4 (sex) 14h30 – Praça Osório/Boca Maldita
5/4 (sab) 14h – Praça do Museu – Campo Largo

Um menino pesquisa histórias de aves e anota tudo no seu caderno de pássaros. Entre as histórias contadas por ele estão a do João de Barro construtor, o Chupim ator dos pássaros e o Beija-Flor que se apaixonou por uma flor de plástico. Ao recordar histórias contadas pelo amigo, do amigo, do amigo do seu avô, o Manoel de Barros, o menino segue sua pesquisa e vai por meio da brincadeira e da ludicidade descobrindo mais informações sobre as aves.

Ficha Técnica:
Atuação e Dramaturgia: Darlan Gebing
Direção e Operação de Som: Aline Tanaã.

 

Gratuito –  Casa Eliseu Voronkof

“Chapeuzinho de muitas cores” e “Menina não pode, menino não faz”
Datas/Local:
5/4 (sab) 17h – Teatro da Praça – Araucária

A montagem é resultado de um processo colaborativo desenvolvido pelos jovens atores e atrizes que participaram ativamente de todas as etapas, desde a criação dos personagens até a construção de cenário e figurino. Livre adaptação do livro de Ruth Rocha, “Faca Sem Ponta, Galinha Sem Pé”, a história retrata uma família às voltas com as limitações impostas a meninos e meninas.

Ficha Técnica:
Companhia: Casa Eliseu Voronkoff
Direção: Tati Soczek e Eli Cavalheiro – Ana Paula Frazão e Ana Julia Besciak
Elencos: Manu Mesgaliski, Rael Cadillac Garcia, Thays Ariadne, Aurora do Amaral, Cândido do Amaral, Tom Souza, Ana Mello, Bella Marques, Luna Otto, Lê Ometto e Vick Silva. Bryan Rhyan Petzhold, Felipe de Lara Santiago, Isabela Hoffmann de Mattos, Izadora de Almeida Gomes, Luiza Lima, Linda dos Santos, Maria Luiza de Lima Marques de Souza
Dramaturgia: Criação Coletiva
Trilha Sonora e Iluminação: Pedro Sfendrych
Confecção de Figurinos: PEFABI Confecções.

 

Na varanda
Datas/Local:
6/4 (dom) 15h – Parque Cachoeira – Araucária

Timóteo, um velhinho simpático que perambula pelas ruas de uma pequena cidade a oferecer seus “consertos & concertos”.

Ficha Técnica:
Companhia: Trágica Cia de Arte – Inecê Gomes e Jacques Beauvoir.

 

Quarto de bebê
Datas/Local:
6/4 (dom) 15h – Parque Cachoeira – Araucária

Em uma noite fria, de lua cheia, a “Bonitinha” tenta dormir. Mas quando a cidade silencia, iniciam os ruídos da casa e dos sonhos. O espetáculo ilustra de forma lúdica os terrores noturnos vividos por uma criança.

Ficha Técnica:
Companhia: Trágica Cia de Arte – Inecê Gomes e Jacques Beauvoir.

 

Gratuito – Espaço Fantástico

Brio Breu
Datas/Local:
5 e 6/4 (sab/dom) 11h e 15h – Espaço Fantástico das Artes

BRIO tem muito medo do escuro. E nesse escuro cabe tanta coisa que cabe até o próprio medo! Medo do desconhecido. Medo da diferença. Medo da irmã: BREU é como a escuridão da noite. BRIO não consegue enxergar que BREU, como ele, também tem medo, muitos medos – assim mesmo, no plural! E então… Surpresa! O medo lhes mostra que é muito mais aquilo que os une do que aquilo que os separa. E com a ajuda de LASER, FLASH, PISCA PISCA e da INTERRUPTORA, BRIO e BREU descobrem que juntos podem espantar alguns medos, brincar com outros e ser uma família. Juntos, eles descobrem que o amor é como uma estrela sempre acesa no cantinho mais aconchegante do coração.

Ficha técnica:

Companhia: SOL-TE Companhia
Direção: Mariana Mello
Elenco: Alini Maria, Ana Paula Machado, Beth Maria, Henrique Augusto, Nathan Milléo Gualda, Pietra Silvestri
Assistência de Direção: Nathan Milléo Gualda
Dramaturgia: Mariana Mello e Nathan Milléo Gualda
Cenografia: Ana Kummer
Cenotécnico: Paulo Carneiro
Iluminação: Lucas Amado
Figurino: Daniela Carvalho
Costureira: Eloa Antunes
Sonoplastia: Gabriel Muller
Operação de Sonoplastia: Mariana Mello e Gabriela Boomer
Maquiagem e Caracterização: Gabriela Boomer
Design Gráfico: Luana Chemin
Fotos: Matteo Gualda
Produção de Vídeos: Thaynara Mesquita
Direção de Produção: Edran Mariano
Produção Executiva: Gabriela Boomer
Produção: Marianinho Produções.

 

Gratuito – SESI Cultura

Azul
Datas/Local:
4/4 (sex) 19h30 – Campus da Indústria – Sistema FIEP
5 e 6/4 (sáb/dom) 16h – Campus da Indústria – Sistema FIEP

Violeta, uma menina de 4 anos, está ansiosa com a chegada de seu irmãozinho Azul. No início, ela fica frustrada com o fato dele ser ainda um bebê, que exige a atenção constante dos pais. No entanto, o tempo passa e o menino demonstra ser diferente das outras crianças, com um comportamento mais introvertido, dificuldade em desenvolver a fala e hiperfoco em alguns objetos. Violeta tenta encontrar meios de interagir com o irmão, descobrindo que a música cria uma ponte de conexão entre eles e que o tempo, tem um papel ainda mais relevante em suas histórias. Azul é uma tocante história que fala sobre o amor fraterno, sendo indicada para toda a família.

Retirada de ingressos no local 1 hora antes da apresentação.

 

Ficha Técnica:

Texto e Dramaturgia: Andrea Batitucci, Gustavo Bicalho
Elenco: Alexandre Scaldini, Brenda Villatoro, Bruno de Oliveira, Carol Gomes, Marise Nogueira, Tatá Oliveira
Locução Rádio: Cleiton Rasga
Direção: Gustavo Bicalho, Henrique Gonçalves
Concepção, Criação e Confecção de Bonecos e Máscaras: Dante
Direção de Movimento dos Bonecos e Preparação Técnica da Máscara Teatral: Marise Nogueira
Direção de Movimento dos Atores e Preparação Corporal: Paulo Mazzoni
Figurinos e Adereços: Fernanda Sabino, Henrique Gonçalves
Cenário, Objetos e Adereços de Cena e Baleia: Karlla de Luca
Trilha Musical: Gustavo Bicalho
Desenho de Som: Luciano Siqueira
Técnico de Som: Pedro Quintaes
Desenho de Luz: Rodrigo Belay
Técnica de Luz: Poliana Pinheiro
Fotografia: Christina Amaral, João Julio Mello, Noelia Nájera
Consultoria de Acessibilidade e Inclusão: Cris Muñoz
Produção: Marta Paiva
Direção de Produção: Henrique Gonçalves
Idealização: Artesanal Cia. de Teatro
Realização e Patrocínio: Banco do Brasil
ANO DE PRODUÇÃO 2023

 

O último tranco
Datas/Local:
3, 4 e 5 (sex/sáb/dom) 19h30 – Centro Cultural Sistema Fiep – Dr. Celso Charuri

Lambreta e Mereceu se deparam com o inevitável, com a única certeza da vida. “Porque tudo o que é vivo, morre”, como diria Chicó nas palavras escritas por Suassuna. De frente à morte, o que nos resta fazer? Entre cerimônias e solenidades, ritos e rituais, os dois palhaços descobrem na relação da dupla a maneira própria de se despedir ou de se encontrar com o amigo que pariu, ou melhor… não deu partida!

Ficha Técnica:

Direção e Dramaturgia: Lily Curcio (in memoriam)
Palhaços: Alexandre Simioni e Gerson Bernardes
Orientação de Pesquisa: Gandhy Piorski
Treinamento em Palhaçaria, Experimentação Cênica e Técnicas Corporais: Grita Cia de Palhaças (Aneliza Paiva, Juliana Galante e Mariana Ferrari)
Orientação Cênica: Tonho Costa
Pesquisa Musical e Composição Sonora: Rodrigo Figueiredo
Figurino: Helen Quintans / Iluminação: Borracha Souza
Operação: Nara Motta
Vídeo da Projeção : Lafaiete do Vale
Animação do Vídeo: Christian Simioni
Design Gráfico: Carolina Sanches
Produção: Amanda Freire
Assistente de Produção: Renata Ichisato
Realização: Triolé.

 

Gratuito – Teatro da Vila / Rua 

Na toada do coração – o pequeno príncipe
Datas/Local:
2/4 (qua) 10h30 – Teatro da Vila
3/4 (qui) 17h30 – Praça Generoso Marques
6/4 (dom) 11h30 – Passeio Público

O Pequeno Príncipe é a inocência, é o estar entregue às novas descobertas, sem preconceitos ou discriminações. Uma lição de vida contada por meio de alegorias que atravessaram os séculos encantando e cativando corações. “Na Toada do Coração” quer encantar e fazer sorrir com música, ardor e paixão!

Ficha Técnica:

Texto: Antoine Saint Exupéry – Adaptação de Adriana Sottomaior e João Mauro Cruz
Direção de Adriana Sottomaior
Músicas: Duílio de Pol
Figurinos, Caracterização e Cenário: Adriana Sottomaior, Kauanny Buccini e João Mauro Cruz
Elenco: Igor Bleggi, Kauanny Buccini, Felipe Renã, Daniel Keller, João Mauro Cruz e Duílio de Pol.

 

 

Programação anterior:

Música para depois da aula – “O Menino Maluquinho – O Show”
28/3 (sex) 19h – Teatro Bom Jesus

A Astronauta Mara: Aventuras no Mundo das Bocas e das Mãos
29/3 (sab) 10h – Teatro Sesc da Esquina

A Chapeuzinho Azul
30/3 (dom) 10h – Teatro Sesc da Esquina

Cocô de Passarinho
28/3 (sex) 19h30 – Teatro SESI Portão
29 e 30/3 (sab/dom) 16h – Teatro SESI Portão

Circuito de contação de histórias
29/3 (sab) 14h – Centro Cultural Sistema Fiep – Dr. Celso Charuri

“Chapeuzinho de muitas cores” e “Menina não pode, menino não faz”
29/3 (sab) 17h – CEU – Centro de Artes e Esportes Unificados de Araucária

Show de Palhágica
30/3 (dom) 15h – Bebedouro do Largo da Ordem
31/3 (seg) 11h – Praça Santos Andrade

Piá Azul: onde está o seu coração?
30/3 (dom) 11h – Palco Ruínas de São Francisco
31/3 (seg) 15h – Palco Ruínas de São Francisco
31/3 (seg) 15h – Palco Ruínas de São Francisco

 

fonte: Festival de Curitiba

A programação e as informações descritas neste post estão sujeitas a alterações sem aviso prévio por parte da produção do evento.

 

Quando

até 6/4

Onde

*confira os locais acima

Quanto

gratuito

 

*a distribuição de ingressos ocorre uma hora antes de cada atração, por ordem de chegada. Para garantir o acesso, a organização recomenda chegar com antecedência.


Compartilhe esta página

Muralzinho no Insta

Siga nosso perfil

Muralzinho no Face

Esta mensagem é visível apenas para administradores.
Problema ao exibir posts do Facebook. Cache de backup em uso.
Clique para mostrar o erro
Erro: (#200) Provide valid app ID Tipo: OAuthException
Siga nossa página

Sua marca no Muralzinho

Anuncie aqui

Menu

Ao continuar navegando, você concorda com a utilização de cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Licença e Direitos.