Vem aí a nova superprodução musical estrelada pela Turma da Mônica!
Em 2019, a Mauricio de Sousa Produções completa 60 anos de realizações. Como parte das comemorações, o cartunista e empresário, Mauricio de Sousa, traz para a cena cultural uma superprodução: o Brasilis – um espetáculo do Circo Turma da Mônica. A apresentação levará o público a uma viagem pelas raízes, riquezas e diversidades culturais brasileiras. Em cena, além da Turma da Mônica, outros personagens dão brilho a pluralidade cultural, como a Vó Dita, o Papa Capim, a Jurema e a Milena.
O espetáculo estreia a turnê nacional no dia 29 de junho e passará pelas cidades de São Paulo, se estendendo ao Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Belém, Recife, Brasília, Natal, Fortaleza e Porto Alegre. Na capital paranaense, as apresentações acontecem nos dias 21 e 22 de setembro, no Teatro Positivo.
A premiada atriz, diretora, cantora e compositora Fafy Siqueira interpretará a personagem “Vó Dita”, inspirada na avó de Mauricio de Sousa e avó de Chico Bento nos quadrinhos. Vó Dita é uma contadora de histórias sobre a cultura e o folclore brasileiro. Além disso, uma das grandes cantoras da geração, Paula Lima, também chamada de Diva por muitos, soltará a voz, ao vivo, nas canções ao longo do espetáculo, todas inéditas e autorais, criadas nos estúdios da MSP.
As inconfundíveis batidas de sua percussão do grupo Olodum, no melhor estilo samba-reggae, embalarão a trilha sonora de Brasilis. A banda não estará em cena, mas sim em toda trilha sonora. Fundado como bloco afrocarnavalesco em Salvador, o grupo completa, em 2019, 40 anos de história e é, atualmente, uma organização cultural reconhecida internacionalmente pelas suas ações de combate à discriminação social.
Quem responde pelo figurino é a artista visual, estilista, ativista e professora do departamento de estudos de gênero e femininos da Universidade Federal da Bahia, Carol Barreto. Serão mais de 100 peças, todas produzidas no ateliê próprio em Salvador por um coletivo de mulheres, LGBT’s e alunos estilistas e designers soteropolitanos ligadas à economia criativa e solidária.
Toda cenografia será produzida e assinada pelo arquiteto e artista plástico J.C. Serroni, considerado um dos principais cenógrafos do país. Ao longo de mais de 40 anos de profissão e quase 200 espetáculos no currículo, Serroni empregará o seu talento a uma superprodução musical encenada pela Turma da Mônica pela primeira vez.
Sobre a peça:
Já é noite na Vila Abobrinha. Sob o céu estrelado e aos sons da natureza, Mônica, Magali, Cebolinha e Cascão estão brincando na casa do Chico Bento e falam sobre as diferenças entre a cidade e a roça. De repente, eles se deparam com a seguinte pergunta: o que é diversidade cultural? Para responder, Vó Dita, com toda a sua experiência e sabedoria, contará as mais lindas histórias sobre nossas principais origens: indígena, negra e europeia. A Turma da Mônica ainda se encontrará com queridos amigos, como Milena, Papa-Capim e Jurema, para deixar a viagem ainda mais divertida!
Os ingressos podem ser adquiridos aqui.
O Circo Turma da Mônica – Brasilis é apresentado pelo Ministério da Cidadania e pela Brasilprev e realizado pela Mauricio de Sousa Produções, em parceria com a Opus Promoções.
fonte: Press Porter e V3 Comunicação
A programação e informações descritas nesse post podem estar sujeitas a alterações por parte da produção do evento sem aviso prévio.