Em comemoração à chegada da estação das flores e aos 40 anos da irmandade Curitiba – Himeji, a comunidade nipo-brasileira de Curitiba realiza a 32ª edição do Haru Matsuri – Festival da Primavera. A festa acontece nos dias 21 e 22 de setembro, no Centro de Eventos Positivo – Parque Barigui.
O festival é dedicado à natureza, com exposições de ikebanas e bonsais, além de atividades tradicionais japonesas preservadas pela comunidade.
Programação
A cerimônia de abertura oficial ocorre às 13h, seguida por uma série de atrações culturais e artísticas no palco. A festa conta com apresentações de dança folclórica japonesa, dança moderna, taikô, karaokê e demonstrações de artes marciais, além de um concurso de cosplay e outras atrações.
Também estão programadas demonstrações de bonsai com a Ishiyama Bonsai e de ikebana com a Escola Ikenobo, tanto no sábado quanto no domingo, às 15h e às 16h.
A banda 6A (Seiza), conhecida por combinar instrumentos tradicionais japoneses com elementos elétricos ocidentais, se apresenta com versões inovadoras de clássicos japoneses.
Além disso, para fortalecer a amizade entre as etnias, o Centro Espanhol do Paraná de Beneficência e Cultura traz grupo folclórico espanhol que se apresenta no domingo.
Durante o evento, estandes oferecem uma variedade de produtos e artesanatos, enquanto a praça de alimentação serve diversos pratos típicos da culinária japonesa.
O estande do Consulado Japão Curitiba realiza divulgação de bolsas de intercâmbio no Japão, escrita em Katakana, experiência com Yukata (domingo), além de degustação de Saquê (sábado).
Em comemoração ao 40º aniversário da irmandade Curitiba-Himeji, o estande também apresenta uma exposição fotográfica sobre a província de Hyogo.
Sobre o Haru Matsuri
O Haru Matsuri é uma festa de reverências às flores em clima de amor à natureza e à arte, tão apreciadas pelos japoneses. A origem do Haru Matsuri foi inspirada na vivência de Toyoshigue Murazaki, um dos pioneiros da imigração japonesa que passou, no séc XX, pela Festa da Primavera de Curitiba (homenagem à estação das flores e à mitologia Grega) – sendo o Haru Matsuri, a versão japonesa da festa.
Ingressos
Para evitar filas, os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente pelo site, neste link. Os ingressos tem valores de R$15 para um único dia ou R$25 para os dois dias, com taxas. A entrada é gratuita para crianças de até 12 anos e pessoas acima de 60 anos.
Na praça de alimentação, a Moeda Matsuri é aceita somente para pagamentos em dinheiro; compras via pix e cartões de crédito/débito deverão ser realizadas diretamente nas barracas.
A entrada de animais de estimação não é permitida devido à presença de gastronomia no evento.
fonte: Haru Matsuri
A programação e as informações descritas neste post estão sujeitas a alterações sem aviso prévio por parte da organização do espaço.