Até 23/12, o Museu de Arte da UFPR – MUSA recebe a exposição O Poder de Dar Nome às Coisas do artista visual Emerson Persona. Composta por pinturas em grandes formatos e desenhos, a mostra apresenta trabalhos que tem como objeto de pesquisa a representação do corpo e suas relações com o mundo.
A partir de experiências com seu entorno, relacionando a realidade e a imaginação, Persona nos oferece imagens de corpos fragmentados, animais, seres híbridos e plantas. Fazendo uso do desenho e da pintura, o artista busca formas e contextos a partir de tramas de camadas que se sobrepõem, formando um espaço de imersão que interfere nas relações entre figura e fundo.
Emerson Persona busca transformar e recombinar as relações da representação do corpo no espaço resultando em imagens flutuantes. Segundo o artista, “tenho interesse na representação do corpo na pintura e no desenho e, além disso, faço uso de figuras de animais e plantas, buscando um espaço híbrido, onde as ideias se misturam e se sobrepõem a partir do próprio processo de desenvolvimento de um trabalho. Nesta mostra proponho um jogo simbólico ao observador”.
Nos desenhos, as relações se estabelecem entre o claro e o escuro, em figuras com corpos moles e fragmentados, com imagens de animais e rostos construídos com o preto buscando a gestualidade do traço. A cor cinza opaca é usada como interferência sobre aquilo que já foi realizado, recortando a imagem. Nas pinturas em grandes formatos, as cores são saturadas com relações vibrantes, que modelam e sobrepõem corpos, criando jogos entre fundos, luzes e sombras coloridas, assim apresentando elementos que estabelecem uma teia de associações ao longo do trabalho.
Na obra de Emerson Persona é possível perceber narrativas ocultas que não se revelam inteiramente, mas que ganham força a partir da experiência de vida de cada espectador.
Emerson Persona é formado no Curso Superior de Pintura da Escola de Música e Belas Artes do Paraná, onde também fez pós-graduação em História da Arte Moderna e Contemporânea, onde é professor colaborador da mesma instituição. Atualmente é mestrando no PPGTE – UTFPR. Participou de exposições como: “Under Construction”, na Casa Andrade Muricy, 2013; “Então…” no Paço da Liberdade, 2013; “Under Construction”, no Museu Alfredo Andersen, 2012; “1º Salão de Arte Contemporânea SESI Cultural”, 2011; “Divíduo”, Espaço Cultural BRDE, 2010 entre outras.No dia 22 de outubro, às 10 horas da manhã, o Museu de Arte da UFPR – Musa abre a exposição “O poder de dar nome às coisas” do artista visual Emerson Persona. Composta por pinturas em grandes formatos e desenhos, a mostra apresenta trabalhos que tem como objeto de pesquisa a representação do corpo e suas relações com o mundo.
fonte: Museu de Arte da UFPR
A programação e informações descritas nesse post podem estar sujeitas a alterações por parte da produção do evento sem aviso prévio.