Uma história real brasileira foi inspiração para o filme hollywoodiano “Meu Amigo Pinguim”, com classificação indicativa de 10 anos, que estreou no dia 12 de setembro nos cinemas.
Com direção de David Schurmann, o longa-metragem é um conto de amizade entre um pai solitário e um pequeno pinguim perdido, que recarrega seu espírito e cura sua família com uma lealdade inabalável que atravessa o oceano. Na trama, o humilde pescador João se afastou do mundo após uma tragédia, mas quando ele descobre um pinguim à deriva sozinho no oceano, encharcado de óleo de um vazamento, seu primeiro instinto é ajudar. Para desespero de sua esposa, ele não apenas resgata a criatura marinha, mas cuida do pássaro e o apelida de DinDim.
História
A história de amizade entre os dois começou em 2011, quando João encontrou o pequeno pinguim, quase morto, coberto de petróleo, em uma praia em Ilha Grande, no Estado do Rio de Janeiro. Após resgatar, limpar e cuidar do animal até sua recuperação, o pescador o soltou novamente no mar.
Para sua surpresa, porém, o bichinho retornou no dia seguinte e acabou ficando meses na ilha, ao lado de João. Dindim voltava todo mês de junho para a praia, e passava uma temporada por lá, até fevereiro, na casa de seu amigo humano.
Curiosidades
Após viralizar por meio de uma reportagem da BBC, a relação entre João e Dindin chamou a atenção de produtores norte-americanos, que compraram os direitos de uma adaptação cinematográfica. Para dirigir, convidaram o brasileiro David Schurmann.
As filmagens do filme foram realizadas no Brasil, entre Ubatuba, no litoral de São Paulo, e Paraty, no Rio, além da Patagônia, na Argentina.
Além dos atores estrangeiros, o longa tem outras estrelas: os 12 pinguins do Aquário de Ubatuba e do Oceanic Aquarium, em Balneário Camboriú, utilizados para representar Dindim.
Cinemas em cartaz:
- Cinemark Barigui
- Cinemark Mueller
- Cineplex Batel
- Cinépolis Batel
- UCI Estação
Confira o trailer a seguir:
fonte: Curitiba Cult/ Gshow – Globo
A programação e as informações descritas neste post estão sujeitas a alterações sem aviso prévio por parte da organização do espaço.