Sábado, dia 21 de julho, vai ser dia de voltar no tempo no Museu Ferroviário de Curitiba, localizado no Shopping Estação, e recordar os tempos áureos das ferrovias.
Para quem não sabe, entre 1885 e 1972, funcionava no local a antiga Estação Ferroviária de Curitiba, que ligava a capital à Paranaguá, e que deu nome ao shopping.
Com a intenção de preservar essa memória, o Shopping Estação vai dar vida à locomotiva Maria Fumaça do museu, em uma apresentação com apito e fumaça, relembrando a rotina diária que acontecia no local há mais de 100 anos. Além disso, atores vestidos de maquinista e comissária vão contar um pouco da história da estação e os trens que por ali passaram.
Em fevereiro de 1885, o som do apito ecoou e a Estação Ferroviária de Curitiba foi inaugurada com a chegada da Maria Fumaça, vinda do litoral. Durante 87 anos essa rotina permaneceu viva, com o burburinho das pessoas e o vai e vem de passageiros e mercadorias.
Em 1982, foi fundado no local o Museu Ferroviário de Curitiba, com duas locomotivas a vapor originais – uma delas a Maria Fumaça – e mais 600 peças originais como mobiliários, telefones, telégrafos e apitos.
fonte: Pg1 | foto: Priscilla Fiédler
A programação e informações descritas nesse post podem estar sujeitas a alterações por parte da produção do evento sem aviso prévio.