Um final de semana inteiro de muita animação e movimento ao som de Blues. Como cenário, a histórica e charmosa cidade de Antonina, no litoral do Paraná. Pra chegar lá, é possível acessar uma das estradas mais bonitas do Brasil, a Serra da Graciosa.
Esse é o clima do Antonina Blues Festival, primeiro festival de Blues aberto do Paraná e que esse ano chega à oitava edição. A grande novidade é a presença de três atrações norte-americanas: Big Walker, Michael Dotson e Lorenzo Thompson, além de bandas nacionais consagradas, como a catarinense The Headcutters. Também estão no lineup bandas locais e do litoral, valorizando os artistas da região. Ao todo, são cerca de 30 shows além de oficinas temáticas ao longo dos três dias de evento (2, 3 e 4 de agosto). Toda programação é aberta e gratuita.
As apresentações são realizadas em diferentes pontos da cidade, como a Feira Mar (palco principal), Estação Ferroviária, Ponta da Pita e o Calçadão Cultural – locais turísticos e de grande importância paisagística e histórica para a cidade. Comércios locais também receberão shows, como nas outras edições. A proposta é oferecer uma experiência imersiva de Blues na cidade, que já tem o evento no calendário e se mobiliza em todos os setores para receber o festival.
“O Antonina Blues Festival é muito mais que um evento, mas a concretização de muitas coisas que acreditamos, como a potência da boa música e a necessidade de preservarmos a cultura e a história do litoral do Paraná”, conta Marcos Maranhão, um dos idealizadores do festival.
“O evento acontece na maior área contínua de Mata Atlântica no mundo e muitas iniciativas importante nasceram a partir dele. Tenho certeza que essa edição do Antonina Blues Festival seguirá sendo um catalisador de boas transformações para a cultura e para a preservação cultural e ambiental da região”, finaliza.
Detalhes sobre as bandas e outras atividades do festival estão sendo divulgadas por meio do perfil do evento no Instagram (@antoninabluesfestival).
História
O Antonina Blues Festival surgiu da visão de dois casais de empresários locais: Gleisi e André Furlaneto, proprietários do restaurante Cantina Casa Verde, e Vivian Ludwig e Marcos Maranhão, administradores do Hotel Pousada Camboa Antonina. Também ganhou impulso graças ao pianista Cláudio Calluf, que sempre acreditou que a cidade deveria sediar um festival de Jazz ou Blues. A partir dessa ideia foi realizado um show com Emerson Caruso no Hotel Pousada Camboa.
A repercussão positiva foi imediata e suficiente para inspirar a criação, em 2015, da primeira edição do evento, que veio a se tornar o primeiro festival de blues aberto ao público do Paraná. Além de levar boa música para a cidade, o evento ajudou a colocar Antonina no mapa cultural, atraindo turistas e amantes do Blues de várias partes do mundo.
Após consolidar-se como um grande ponto de encontro entre artistas e amantes do Blues em Antonina, o evento ganha capilaridade e também está presente em outras duas cidades do Paraná: Almirante Tamandaré (10 de agosto) e Guaratuba (data em definição). Os detalhes da programação serão divulgados em breve.
Blues
O Blues teve origem no final do século XIX no sul dos Estados Unidos, onde africanos escravizados e seus descendentes começaram a desenvolver uma forma de expressão musical que retratava a realidade em que viviam. É um gênero musical caracterizado por suas letras muitas vezes melancólicas e emotivas, linhas de baixo e instrumentação de guitarra, gaita, piano e baixo.
Músicos de Blues influenciaram fortemente outros gêneros musicais, como o Rock e o Jazz, e essas influências ainda podem ser ouvidas na música popular moderna. Entre os músicos mais famosos mundialmente estão Robert Johnson, Muddy Waters, B.B. King, Howlin’ Wolf e John Lee Hooker. O Blues continua sendo uma forma de música viva e muito influente, com festivais e músicos contemporâneos ao redor do mundo.
Programação
(sujeita a alterações)
2 de agosto (sex)
13h: Junior Baby Boy Flores (Argentina) – Estação Ferroviária
15h: Blues Edition (Curitiba) – Palco Principal
18h: Lendário Chucrobilli Man (Curitiba) – Calçadão Cultural
19h: Big Clay Blues (São Bento do Sul) – Cantina Casa Verde
19h: Felipe Ito (Colombo) – Bar Avenida
19h45: Abertura Oficial do 8º Antonina Blues Festival – Palco Principal
20h: Boogie Jump (Curitiba) – Palco Principal
22h: Michel Dotson (USA) – Palco Principal
00h: Willie Dinamite Jam Session (Araucária) – Bar Benedito
3 de agosto (sab)
12h: James Marshal (Pontado Paraná) – Bar Avenida
12h: Diddley Duo (Curitiba) – Palco Principal
12h30: Maracujinas (Curitiba) – Ponta da Pita
13h: Gralha Blues (Morretes) – Calçadão Cultural
13h30: Septon Blues (Curitiba) – Estação Ferroviária
14h45: Blues Fellas (Curitiba) – Palco Principal
15h30: Felipe Ito (Colombo) – Rio do Nunes
16h15: Hard Soul Combo (Curitiba) – Palco Principal
17h40: Ricardo Maranhão Trio participação Dani Aguiar (Curitiba) – Palco Principal
19h: Nikole Gouveia (Curitiba) – Calçadão Cultural
19h: Mister Blues (Colombo) – Cantina Casa Verde
20h20: The Headcutters – (Itajaí/SC) – Palco Principal
22h: Big Walker (USA) – Palco Principal
00h30: Denóiz Blues (Pontal do Paraná) – Bar Benedito
4 de agosto (dom)
11h: Hoovaranas (Ponta Grossa) – Palco Principal
12h: Ícaro Chaves ( Rio Grande) – Cantina Casa Verde
12h: Dose’n Blues (Curitiba) – Palco Principal
13h10: Decio Caetano Trio (Curitiba) – Palco Principal
14h20: Sonora Blues (Curitiba) – Palco Principal
15h30: Lorenzo Thompson (USA) e Tony Caster & Black Mouth Dogs – Palco Principal
17h30: Dirty Quarantine (Curitiba) – Ponta da Pita
19h: Soul Preachers (Curitiba) – Ponta da Pita
21h: Jam Session – Ponta da Pita
Oficinas
Oficina de Gaita Blues com Fabiano Wunder
Técnicas e caminhos para o desenvolvimento da linguagem do Blues na gaita
03/08 (sab), 11h, na Barca Cultural
Gratuito e com vagas limitadas a 20 participantes (por ordem de chegada)
Oficina de guitarra com Tony Caster
Bate-papo, história e técnicas da guitarra para Blues
04/08 (dom), 11h, na Barca Cultural
Gratuito e com vagas limitadas a 20 participantes (por ordem de chegada)
fonte: Plural
A programação e as informações descritas neste post estão sujeitas a alterações sem aviso prévio por parte da organização do espaço.