Gratuito Literatura

“Histórias que Voam” apresenta Curitiba para crianças

DE 23/10/2024 A 26/10/2024
“Histórias que Voam” apresenta Curitiba para crianças

O projeto Histórias que Voam traz uma proposta inovadora: inspirar crianças a se conectarem com a cidade em que vivem por meio de histórias e ilustrações ambientadas em locais simbólicos de Curitiba, com personagens facilmente encontrados nos parques e passeios da cidade, como garças e capivaras. Idealizado pela escritora Jamilssa, que compartilha a autoria dos contos com a também escritora e dramaturga Olga Nenevê, os contos ganham formas nas ilustrações criadas pela artista visual Julia Kobus.

Originalmente intitulado “Pesquisa Literária – Criando Histórias Para Crianças a Partir de Paisagens Curitibanas“, o projeto, a partir do processo criativo vivido pelas artistas, utiliza elementos icônicos da paisagem urbana e natural de Curitiba para criar narrativas que despertam a imaginação e promovem o senso de pertencimento no público.

A pesquisa se concentrou em monumentos e símbolos da cidade, como o Passeio Público, o Jardim Botânico, o Parque Barigui e a Serra do Mar, na fauna e, principalmente, nas aves desses lugares. “Representar Curitiba em histórias para crianças é como imaginar outros espaços e seres dentro das paisagens reais da cidade. É como criar um cotidiano, com mais tempo e mais espaço”, comenta Nenevê sobre seu processo de escrita.

O resultado dessa investigação artística foi a quadrilogia Histórias que Voam, protagonizada por uma garça-branca-grande da Barragem de Piraquara, que se aventura em uma viagem à Curitiba em busca do Passeio Público, descrito pelo seu amigo Socó-dorminhoco, um oásis urbano para as aves. “Curitiba é uma cidade naturalmente literária, muito inspiradora, cheia de cenários e personagens. Escrever nesse processo foi muito fluido, ainda mais com a parceria da Olga, que é uma artista que eu admiro tanto, e poder acompanhar de perto a criação das ilustrações da Julia foi um presente”, conta Jamilssa sobre a pesquisa.

Para a ilustradora Julia Kobus, desenhar os cenários das histórias lhe trouxe memórias afetivas de infância. “Lembro da minha mãe nos levando para ver as aves no Passeio Público e para andar nos pedalinhos de cisne, que existiam naquela época. Esses momentos marcaram minha infância e hoje inspiram minha produção artística. Espero poder transmitir o amor que sinto por Curitiba, para que as crianças de hoje também compartilhem desse sentimento”, relembra a artista.

A programação de Histórias que Voam é composta por uma sessão de histórias dos contos criados por Jamilssa e Olga Nenevê, apresentada pelo narrador Cadu Cinelli, com tradução simultânea para libras, no dia 26 de outubro, no Espaço Obragem, às 17h. Na ocasião, também acontece uma exposição, com audiodescrição, das ilustrações criadas por Julia Kobus para os contos. Além disso, são realizadas quatro oficinas de desenho para crianças: no dia 23, às 8h e às 14h, na sede curitibana do projeto social Casinha de Pão e 24, às 9h e 14h, na Biblioteca Pública do Paraná. Todos os eventos do projeto são gratuitos e abertos a todos os públicos.

 

Sinopse

Histórias que Voam é uma quadrilogia literária de contos infantis que narra a jornada de uma garça-branca-grande da Barragem de Piraquara. Após enfrentar acontecimentos inesperados e ter uma conversa com seu amigo Socó, ela encontra coragem para recomeçar e se aventurar em uma viagem até o Passeio Público de Curitiba. Na cidade, a ave descobre novas paisagens sobrevoando lugares como o Jardim Botânico, as praças e o Parque Barigui. Em seus passeios, faz amizade com uma capivara, outra garça e uma gralha-azul. A Garça reflete sobre o tempo, a vida e as leis da natureza, descobrindo, por fim, onde seu coração realmente deseja estar.

 

Sobre artistas

Jamilssa nasceu no Acre, no norte do Brasil, onde fica a Amazônia Brasileira. Lá, existem muitas florestas e rios imensos, por isso, ela gosta tanto de imaginar e escrever sobre a natureza mágica. Hoje, ela mora em Curitiba, no sul do Brasil, onde não cansa de olhar para a Serra do Mar e suspira sempre que ouve o barulho aventureiro da locomotiva. Jamilssa também acha extraordinário poder observar as garças pela janela do seu apartamento. Imaginar, criar e escrever são suas atividades favoritas.

Olga Nenevê nasceu em Curitiba. Desde criança, ela gosta de escrever e imaginar histórias para os lugares, pessoas e animais. Também é dramaturga, diretora de teatro e atriz, com textos escritos, encenados e publicados. Ela tem uma filha e sobrinhos que vivem muitas aventuras com os animais, e é casada com um ator chamado Eduardo Giacomini, com quem criou o Grupo Obragem de Teatro. Histórias que Voam é o primeiro projeto de escrita colaborativa com a escritora Jamilssa.

Julia Kobus é uma artista visual que transforma cores em emoção. Formada pela Universidade Estadual do Paraná, ela é apaixonada pela pintura e traz para suas ilustrações uma diversidade de técnicas, misturando acrílico, óleo, guache e lápis de cor. Com uma sensibilidade própria, Julia chama nosso olhar para as sutilezas dos detalhes e cria obras cheias de harmonia. Além de ilustradora, ela também é educadora, e essa experiência faz com que suas criações tenham ainda mais vida, conectando as crianças com o mundo da arte de maneira cativante e divertida.

 

Programação Histórias que Voam

Contação de histórias e exposição de ilustrações
Data: 26 de outubro
Horário: 17h
Local: Espaço Obragem – Al. Júlia da Costa, 204, São Francisco, Curitiba – PR
Entrada gratuita

Oficinas de desenho para crianças
Data: 23 de outubro
Horários: 8h e 14h
Local: Casinha de Pão
Data: 24 de outubro
Horários: 9h e 14h
Local: Biblioteca Pública do Paraná

 

Ficha Técnica

Escritoras – Jamilssa e Olga Nenevê
Ilustradora – Julia Kobus
Contador de histórias – Cadu Cinelli
Coordenação de produção – Valquíria Rumor
Oficineira – Julia Kobus
Revisoras – Jamilssa e Olga Nenevê
Redes sociais – Alessandra Pastuch
Designer – Gustavo Stresser
Fotos e vídeos – Robson de Paula
Audiodescrição – RC Audiodescrição e Acessibilidade
Libras – Acessibilidade Comunicacional Bela Lustoza

 

Realização:

Árvore Alta Realizações Artísticas, Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba, Secretaria da Cultura e Governo Federal

 

Apoio:

Espaço Obragem
Biblioteca Pública do Paraná

 

Projeto realizado por meio da Lei Municipal Complementar 57/2005 do programa de apoio e incentivo à cultura, Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba, Secretaria da Cultura e Governo Federal.

 

 

fonte: Árvore Alta Realizações

A programação e informações descritas nesse post podem estar sujeitas a alterações por parte da produção do evento sem aviso prévio.

Quando

até 26/10 (sab)

 

23/10 (qua) 8h/14h – Oficinas de desenho para crianças

24/10 (qui) 9h/14h – Oficinas de desenho para crianças

26/10 (sab) 17h – Contação de histórias e exposição de ilustrações

Onde

Espaço Obragem

Al. Júlia da Costa, 204, São Francisco, Curitiba – PR

 

Biblioteca Pública do Paraná

R. Cândido Lopes, 133 – Centro, Curitiba – PR

Quanto

gratuito


Compartilhe esta página

Muralzinho no Face

‼️GRATUITO‼️ Prepare a cestinha e avise seus amigos 🧙‍♀️🕸Está confirmada mais uma edição de HALLOWEEN do Shopping Curitiba. A programação é totalmente gratuita e acontece no dia 26.10, sábado, das 14h às 18h.Se o Muralzinho estará por lá? Opa! E como não? Entre as atividades, tem caça aos doces, fotos com personagens, camarim de pintura, distribuição de balões e algodão doce.‼️Agora presta atenção aqui‼️A caça aos doces tem vagas limitadas. As inscrições prévias serão abertas na segunda-feira, 21.10, e o link será divulgado nas redes sociais do shopping. Vamos inserir no site do Muralzinho, também! Fica de olho! 😉Será de arrepiar! Quem vem?! 👻 ... Ver maisVer menos
Siga nossa página

Sua marca no Muralzinho

Anuncie aqui

Menu

Ao continuar navegando, você concorda com a utilização de cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Licença e Direitos.