O Guritiba é um projeto cultural e social que ocorre durante todo o ano, mas que tem seu pontapé durante o Festival de Curitiba. A ação tem como foco a democratização do acesso à arte para crianças, adolescentes, educadores e famílias. Em 2025, essa iniciativa acontece de 28 de março a 06 de abril, com uma programação especial de espetáculos para toda a família.
Nesta edição, o Teatro Bom Jesus recebe três espetáculos imperdíveis: O Menino Maluquinho – O Show, Ítaca e Dinossauros do Brasil. O Passeio Público e o Teatro da Vila também serão palco de uma apresentação aberta: Elefanteatro.
O Menino Maluquinho – O Show abriu a programação no dia 28 de março, sexta-feira, às 19h, e retorna ao mesmo teatro no dia 1º de abril, no mesmo horário. O espetáculo musical celebra a infância por meio das canções de Rosy Greca, compostas para montagens teatrais de Curitiba nos anos 80.
Nos dias 29 e 30 de março, às 16h, o Teatro Bom Jesus apresentou a peça Ítaca, que contou a história de um barco tripulado por um único marinheiro, valente e pitoresco, que cruza o oceano. Uma implacável tempestade, porém, muda o rumo da aventura e leva barco e barqueiro a encalharem em uma ilha deserta.
Já Dinossauros do Brasil, novo espetáculo da companhia Pia Fraus, celebra os 40 anos do grupo com apresentações nos dias 5 e 6 de abril, às 16h. A peça é composta por 13 cenas independentes e traça a trajetória dos dinossauros que habitaram o Brasil.
Além dessas atrações, Elefanteatro vai ocupar o Passeio Público de Curitiba no sábado, 5 de abril, às 14h30, e seguirá para o Teatro da Vila, no CIC, no domingo (6), também às 14h30. Nessas apresentações, um imenso elefante, sagrado e místico, caminha pela cidade, conduzindo uma multidão.
Antes dos espetáculos do Teatro Bom Jesus, o Muralzinho de Ideias traz brincadeiras e atividades artísticas para todos em um Espaço Lúdico. A área terá brinquedos clássicos onde pais e filhos podem sentar juntos para se divertir.
Os ingressos podem ser adquiridos no quiosque do Festival, localizado Shopping Mueller, ou on-line, por este link
Confira a programação completa abaixo:
Brinquedos e Brincadeiras com Muralzinho de Ideias
Data: 1/4 (ter) 18h; 5 e 6/4 (sab/dom) 15h
Entrada gratuita
Corda, elástico, bambolê, cama-de-gato, jogo da velha, peteca, peão, perna de pau, minhocão, livros, teatro e fantoches… brinquedos em tecido, madeira e papelão que incentivam o brincar livre e coletivo.
Concepção e direção: Luciana Varaschin
Música para depois da aula – “O Menino Maluquinho – O Show”
Data: 1/4 (ter) 19h
Local: Teatro Bom Jesus
Ingressos: gratuito
“O Menino Maluquinho – O Show” é um espetáculo que celebra as infâncias e as crianças dentro de um contexto brincante e cantado. As canções de Rosy Greca foram compostas para as montagens teatrais de Curitiba na década de 80, ambas dirigidas por Fátima Ortiz. Neste show musical, que ainda mistura as narrativas e a estética do teatro, as músicas trazem como fio condutor o tempo das infâncias, a escola, a turma do Menino Maluquinho e suas peripécias, viver, crescer, sonhar, aprender e crescer… Está aí a grande ‘sacada’ de Ziraldo, escritor e ilustrador da obra que encanta gerações há 45 anos, desde o seu lançamento. O show é uma releitura da obra com as canções de Rosy Greca e com elas homenageamos Ziraldo e todos os fazedores de arte para crianças.
Ficha Técnica
Direção Artística: Guga Cidral
Direção Musical: Daniel Arenhart
Produção Executiva: Cris Bezerra
Assistência de Produção: Mariana Fialho
Elenco: Ithyara Tainá, Jana Brum, Luana Godin, Guga Cidral, Daniel Arenhart, Ramon Campos e Fabinho de Souza
Equipe Técnica: Pedro Henrique e Wilson Lirou
Dinossauros do Brasil
Data: 5 e 6/4 (sab/dom) 16h
Local: Teatro Bom Jesus
Ingressos: R$66 inteira / R$33 meia-entrada
O novo espetáculo da Pia Fraus, comemorando 40 anos de história do grupo! Em 13 cenas independentes, contaremos o surgimento de nossos dinossauros até os dias atuais. Amazonsaurus, Irritaitor Challengi, Ubirajara Jubatus, Ibirania Parva, Megaraptora, Staurikossaurus, Saturnalia Tupiniquim e Sacissauro são alguns dos Dinossauros encontrados no Brasil que são abordados durante o espetáculo.
Ficha Técnica:
Direção Artística: Beto Andreetta
Dramaturgia: Beto Andreetta
Elenco: Vanessa Silva, David Caldas, Bruna Alves, Mariana Neves e Diogo de Carvalho
Composição Musical: Ricardo Prado
Produção Musical: Ricardo Prado, Guto Gonçález e Estúdio Canto das Corujas
Criação Bonecos: Dino Soto
Criação Cenário: Rosa Rodrigues e Carlos Delfino
Figurino: Pia Fraus
Direção Financeira: Jackson Iris
Assistente de Direção: David Caldas
Produção Executiva: Vanessa Silva
Produção: Pia Fraus
Coreografia: Vanessa Silva, David Caldas, Bruna Alves, Letícia Progenio e Diogo de Carvalho
Paleontólogo Consultor: Luiz E. Anelli
Operação de Áudio: Aldo Andreetta.
Elefanteatro
Data: 5 e 6/4 (sab/dom) 14h30
Local: Passeio Público/ Teatro da Vila
Ingressos: gratuito
Um enorme elefante, um ser sagrado, um ser místico, um ser gigante, caminha acompanhado por uma multidão que ele mesmo forma. Ele aparentemente vem sozinho, sem carregar nada, mas dentro dele há muitas memórias. Um elefante nunca esquece. Dentro dele cabe um mundo. O grande animal cênico tem tripulantes dentro dele, que ele carrega em uma longa jornada, pessoas que ele resgata no caminho por onde ele passa. Eles foram socorridos pelo Elefanteatro e esperam chegar em um lugar bom. Quem precisa de abrigo é sempre o outro, até sermos nós mesmos. No caminho do elefante sempre haverão outros a serem resgatados.
Ficha Técnica:
Direção Geral e Dramaturgia: Eduardo Felix
Direção dos Narradores: Anna Campos
Direção Musical: Tatá Santana
Elenco: Aurora Majnoni, Cora Rufino, Denilson Tourinho, Anna Campos, Igor Godinho, Isabela Arvelos, Liz Schrickte, Mauro Carvalho, Pâmela Rosa e Tatá Santana
Trilha Sonora: Tatá Santana e Eduardo Felix
Construção de Bonecos: Márcio Miranda, Mauro Carvalho, Aurora Majnoni, Analu Alves, Débora Costa, Denilson Tourinho, Igor Godinho, Liz Schrickte, Robert Cecílio e Tom Alonso
Figurinos: Eduardo Felix e Michaela Drumond
Cenotécnico: Nilson Santos
Coreógrafo: Leandro Belilo
Designer de Som: Vinícius Alves
Técnica de Som: Debris Oliveira
Coordenação de Produção: Ju Abreu
Designer e Assessoria de Imprensa: Liz Schrickte
Gestão Financeira: Afinal Cultura
Saiba mais sobre o Guritiba
O Programa já foi contemplado com o Prêmio ODS, que tem por objetivo incentivar, valorizar e dar visibilidade às práticas que contribuem para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no País, dentro das normativas da ONU. Arte, formação e atividades para todas as crianças e adolescentes.
Programação anterior:
Música para depois da aula – “O Menino Maluquinho – O Show” 28/3 (sex) 19h – Teatro Bom Jesus
Ítaca 29 e 30/03 (sab/dom) 16h – Teatro Bom Jesus
Brinquedos e Brincadeiras com Muralzinho de Ideias 28/3 (sex) 18h; 29 e 30/3 (sab/dom) 15h
fonte: Festival de Curitiba
A programação e informações descritas nesse post podem estar sujeitas a alterações por parte da produção do evento sem aviso prévio.