Dez diferentes espetáculos envolvendo música, teatro, dança, circo e contação de histórias serão apresentados gratuitamente, entre 21 a 28 de agosto, dentro da I Mostra Container Cultural.
Os espetáculos ficarão disponíveis on-line, no canal do Projeto Container Cultural no YouTube para os interessados que retirarem seus ingressos grátis no site do evento. O projeto foi viabilizado através do PROFICE – Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná.
Entre as atrações, estão trabalhos de especialistas em fazer o público rir, como o grupo Antropofocus e seu espetáculo Histórias Extraordinéditas, pautado na ideia de que a vida de todo indivíduo “dá um livro”; e Circo S/A, em versão para crianças, que será encenado em tempo real pelos palhaços Sombrinha e Alípio (direção de Rafael Barreiros).
Ainda na linha circense, estão Madame Virgulina e Aniversário de Palhaço, O Que é?. Na primeira, a artista Camila Cequinel explora inúmeras possibilidades da linguagem corporal, relacionando-se com uma casa estranhamente lúdica. Na originalidade das imagens e ações, a performer diverte o público sem usar palavras. Em “Aniversário de Palhaço…”, com direção de Renato Perré, uma família de palhaços vive mil peripécias enquanto comemora o aniversário do mais novo – o Churumela.
Há também opções carregadas de poesia, como a peça londrinense Poéticas da Terra e do Céu, em que o autor e ator Murilo de Andrade trata de memórias “emaranhadas” por pipas, balões, canções e barcos de papel, enquanto evoca lembranças da mãe, do avô e de um menino que morreu afogado, deixando a imagem inesquecível da amizade de infância.
Oficinas culturais
Complementando a Mostra de Espetáculos, estão agendadas quatro oficinas, cujas inscrições também são gratuitas e já estão abertas no site.
A primeira delas, Contar Histórias – A Arte do Encontro, será ministrada por Richard Rebelo no dia 13 de agosto, às 19h, com opções também nos dias 14 e 15, às 14h. A oficina de Produção Cultural será orientada pelo diretor de produção da I Mostra Container Cultural, Diego Marchioro, que já produziu mais de 60 eventos em teatro, dança, cinema e outras artes. Está prevista para o dia 14 de agosto, das 10h às 13h e das 14h às 17h e abordará, entre outros, os seguintes tópicos: elaboração de projetos, aspectos do trabalho diário do produtor, etapas de execução, desenvolvimento estratégico e viabilidade de eventos culturais.
A partir do dia 25 de agosto, estão programadas as oficinas de Improvisação em teatro, com o grupo Antropofocus e Oficina de palhaço – Levando o riso a sério, com Rafael Barreiros (Palhaço Alípio).
Sobre o PROFICE
O PROFICE é o Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná que, por meio da renúncia fiscal de ICMS, possibilita a valorização, a produção, a difusão, a circulação, a pesquisa e a preservação dos bens culturais, além de ações de caráter educativo para a arte e a cultura no Estado.
Adquira seu ingresso aqui.
fonte: Secretaria da Comunicação Social e da Cultura
A programação e informações descritas nesse post podem estar sujeitas a alterações por parte da produção do evento sem aviso prévio.