Diversão

Festival para crianças de até 6 anos reúne música e brincadeiras em formato on-line

DE 10/07/2021 A 11/07/2021
Festival para crianças de até 6 anos reúne música e brincadeiras em formato on-line

Nestes tempos de distanciamento físico é um alento que conteúdos e atividades culturais de qualidade e dirigidas ao público infantil estejam acontecendo, ainda que em ambiente on-line.

Mesmo impedidos de ir pessoalmente ao Parque do Ibirapuera para fazer uma exploração presencial no universo das artes visuais, os pequenos poderão aproveitar a visita ao Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) de forma virtual, assistir a apresentações do grupo Tiquequê e da cantora Vanessa Bumagny e curtir outras atrações da programação do Festival Campo do Brincar 2021. As transmissões acontecem através do canal do projeto no YouTube.

Voltado para crianças de até 06 anos e adultos que convivem com crianças nesta fase da primeira infância, o evento acontece dias 10 e 11 de julho, sábado e domingo, entre 16h e 18h30 e reúne 8 atividades entre lives, shows e vídeos, tudo de graça.

O conteúdo para crianças inclui contação de histórias, artes visuais, brincadeiras da cultura popular e apresentações musicais. Para adultos, o evento apresenta lives com temas relevantes: o brincar na infância, o brinquedo e o estímulo à imaginação, a tecnologia no universo infantil, habilidades socioemocionais e a relação das crianças com as regras e o convívio social.

A primeira hora do festival, 16h, tanto no sábado (dia 10) como no domingo (dia 11), será dedicada aos adultos. A partir das 17h, a programação é dirigida às crianças. No dia 10 de julho a Cia Trucks, apresenta um trecho do espetáculo Sonhatório, utilizando a técnica de Teatro de Objetos, onde se muda o uso cotidiano do objeto para construir criaturas ou simbolizar personagens.

Em seguida, a programação apresenta Brincadeiras com Haydeezita – Arte e Poesia, com a educadora musical e pesquisadora da cultura popular Haydée Katzman e o músico e arte-educador Teo Meneses. A proposta é mergulhar nas brincadeiras e manifestações tradicionais da cultura popular do Brasil, de maneira lúdica e divertida. Um passeio pelos ritmos do cacuriá, do coco, do carimbó e das congadas. As músicas apresentadas são autorais e de domínio público, entremeadas de quadrinhas populares. Uma experiência musical e corporal, que por meio do encantamento e do movimento, farão do encontro um momento único e especial.

E para fechar o horário, acontece a visita virtual a exposição OSGÊMEOS, localizada no MAM-SP. Durante a visita, você e seu filho serão recepcionados pelas cenas coloridas e inusitadas de autoria da dupla, instalada na parede entre a porta de acesso e a Aranha de Louise Bourgeois.

No domingo, 11 de julho, as atrações infantis seguem no mesmo horário, entre 17h e 18h30, e incluem o projeto Atauara, formado por contação de histórias a partir de filme de curta-metragem para aproximar as crianças, de forma lúdica, poética e sensível, das montanhas, dos rios, dos lagos, das árvores, das cavernas, dos oceanos, dos animais, dos ventos, das chuvas. Atauara é um mundo fantástico protegido por cinco guardiões: uma velha sábia chamada Raiú e quatro crianças, Toá, Talili, Lunelê e Kiruquiki que gostam de descobrir os segredos da natureza, e juntos vivem muitas aventuras.

No mesmo dia acontece a atividade musical Canções que guardam Poemas, com a cantora e compositora Vanessa Bumagny. É uma brincadeira divertida será realizada a partir do poema Concha, do espanhol Federico Garcia Lorca. A artista convida o público a se expressar e se aproximar do poema através de uma brincadeira com desenho, mostrando que o conteúdo dos livros traz infinitas possibilidades além da leitura. Depois da brincadeira o expectador assiste o clipe da música que Vanessa Bumagny e sua banda gravaram, para inspirar crianças e adultos a se apaixonar pela literatura.

O evento se encerra no domingo, com um pocket show do Tiquequê, grupo musical com 20 anos de trajetória. Com Diana Tatit e Wem, o Tiquequê cria espetáculos que estimulam a capacidade visual, de movimento e de interação das crianças.  Integrando música, teatro, narração de histórias, dança e brincadeiras, a dupla apresenta canções simples e divertidas, que se tornaram sucesso entre o público infantil.

Sobre o projeto

A iniciativa de realização do projeto Campo do Brincar surgiu da inquietação de profissionais que trabalham há anos com o universo a arte e da educação, e buscam desenvolver ações que integrem estas duas áreas de conhecimento fundamentais para a formação humana. Profissionais estes que valorizam o desenvolvimento da sensibilidade, que favorece o desenvolvimento cognitivo e aprimora percepções, gerando ampliação da escuta e do convívio social mais harmonioso. Idealizado pela artista, pedagoga e gestora de projetos em cultura e educação Gisele Pennella e pelo músico e produtor com atuação em gestão estratégica de negócios Fernando Alves, o Campo do Brincar produz conteúdos de arte e educação com temáticas sobre o desenvolvimento infantil, sempre voltado para crianças na fase da primeira infância (0 a 6 anos) e adultos que convivem com crianças pequenas.

Confira a programação completa abaixo:

 

10/07 (sab)

16h – 17h: Live com Chico dos Bonecos (atividade para adultos)

17h – 18h30:

Cia Truks – Contação de história – vídeo

Haydeezita Arte e Poesia– Brincadeiras em vídeo

Visita ao Museu – vídeo

11/07 (dom)

16 – 17h – Live sobre Habilidades Socioemocionais (atividade para adultos)

17h – 18h30:

Atauara – Contação de História- filme

Vanessa Bumagny – Canções Que Guardam Poemas

Tiquequê – pocket show com o grupo

 

Para assistir ao festival, clique aqui.

 

fonte: Agito SP

A programação e informações descritas nesse post podem estar sujeitas a alterações por parte da produção do evento sem aviso prévio.

Quando

10/07 (sab)

16h – 17h: Live com Chico dos Bonecos (atividade para adultos)

17h – 18h30:

Cia Truks – Contação de história – vídeo

Haydeezita Arte e Poesia– Brincadeiras em vídeo

Visita ao Museu – vídeo

11/07 (dom)

16 – 17h – Live sobre Habilidades Socioemocionais (atividade para adultos)

17h – 18h30:

Atauara – Contação de História- filme

Vanessa Bumagny – Canções Que Guardam Poemas

Tiquequê – pocket show com o grupo

 

Onde

Para assistir ao festival, clique aqui.

Quanto

gratuito


Compartilhe esta página

Muralzinho no Face

‼️DISTRIBUIÇÃO GRATUITA de mudas de PAU-BRASIL‼️Oooopa! Cola aqui 👇Na semana do aniversário do Descobrimento do Brasil (22 de abril de 1.500), a Prefeitura de Curitiba fará distribuição gratuita de uma espécie inédita: o pau-brasil. 📍 As distribuições serão feitas na manhã desta terça-feira (23/04), em todas as regionais de Curitiba. Regional Bairro NovoRegional CICRegional Boa VistaRegional BoqueirãoRegional CajuruRegional MatrizRegional PinheirinhoRegional PortãoRegional Santa FelicidadeRegional TatuquaraSerão doadas 5 mil espécies e metade será de pau-brasil. Cada Rua da Cidadania vai disponibilizar 500 mudas à população (250 de pau-brasil).Além do pau-brasil, os interessados poderão coletar espécies nativas, como sibipiruna e ipês de cores variadas, e frutíferas, como pitanga e jabuticaba, cultivadas no Horto Municipal da Barreirinha.Tem os endereços das Regionais e quer saber o horário certinho para retirar a sua mudinha? Pede no direct/mensagem privada que envio! 🪴💛 ... Ver maisVer menos
Siga nossa página

Sua marca no Muralzinho

Anuncie aqui

Menu

Ao continuar navegando, você concorda com a utilização de cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Licença e Direitos.