Os embaixadores oficiais do meio ambiente em Curitiba agora têm um desenho animado próprio! Isso mesmo. A Prefeitura de Curitiba lançou no final de março os três primeiros vídeos de educação ambiental de uma série estrelada pela Família Folhas. O lançamento aconteceu no Teatro da Vila, na CIC, e os episódios já estão disponíveis na Internet.
No lançamento, acontecido no dia 31 de março, os sete integrantes da família nascida na década de 1990 estavam presentes. Os personagens voltaram com força em 2022 para lembrar os curitibanos sobre a importância do tratamento correto do lixo.
Os três episódios lançados na ocasião têm cerca de 1 minuto e meio cada. Os vídeos chamam a atenção do público para dar o destino correto a cada categoria de lixo, segundo a convenção de cores. A realização é da Secretaria Municipal da Comunicação Social, que está preparando outros sete filmetes.
O material está sendo exibido em todos os equipamentos da Prefeitura – como cinemas e teatros da Fundação Cultural. As produções estão sendo veiculadas antes da exibição de espetáculos. Também haverá sessões no Coreto Digital instalado no Passeio Público e nas escolas da rede municipal de ensino. Nas mídias digitais da Prefeitura, os três episódios podem ser acessados aqui.
Confira o primeiro episódio:
Lições para a vida
A série de vídeos é aberta com a Vovó Folha chamando a atenção do neto Fefo para não jogar restos de alimentos no chão ou na lata de lixo errada. No segundo, a Mãe Folha fala aos filhos sobre como a separação e o descarte correto podem ser um desafio divertido. “É só colocar o papel na lata azul, o vidro no verde, o orgânico no marrom, o plástico no vermelho e o metal no amarelo”, ensina, cantando uma canção que tem tudo para ser rapidamente decorada pelo público.
No terceiro filme, o público é convidado a conhecer e entender o caminho do lixo reciclável desde o momento em que ele é posto no caminhão de coleta de lixo a partir da experiência familiar com a separação de resíduos. Os recicláveis, que devem ser limpos antes de chegar às cooperativas operadas pelos trabalhadores ambientais conhecidos em Curitiba como ecocidadãos.
fonte: Prefeitura de Curitiba
imagem destaque: José Fernando Ogura
A programação e as informações descritas neste post estão sujeitas a alterações sem aviso prévio por parte da produção do evento.