A exposição “Dōshin: os encantos dos brinquedos japoneses”, em cartaz na Japan House, é um ótimo passeio para fazer com a criançada. A mostra se aprofunda na linha do tempo dos brinquedos japoneses, suas mudanças em relação aos contextos históricos e seus períodos conturbados. Também aborda a popularidade mundial das brincadeiras típicas do país.
A curadora e diretora cultural da Japan House São Paulo, Natasha Barzaghi Geenen, explica que a palavra dōshin remete ao coração infantil, já que o objetivo da exposição é apresentar o Japão através do olhar e universo dos pequenos.
Por meio dos brinquedos japoneses que se espalharam pelo mundo, a mostra pretende despertar o sentimento de identificação e empatia. Ao mesmo tempo, o evento traça a individualidade da cultura japonesa, apresentando as brincadeiras que só são conhecidas por lá.
Com uma seleção de 126 itens, incluindo alguns que surgiram há meio século e que mantêm sua popularidade, a exposição não deixa as pessoas passando vontade. Nela, há um espaço reservado para todos brincarem e conhecerem os brinquedos japoneses.
A entrada é gratuita, mas com reserva online de ingressos. Para garantir o passeio de toda a família e criançada, basta acessar o site aqui. A exposição permanece em cartaz até 12 de novembro.
fotos: Wagner Romano
fonte: Catraca Livre
A programação e as informações descritas neste post estão sujeitas a alterações sem aviso prévio por parte da produção do espaço.